Livro: Whose Body?

whose-body

Grande representante da Era de Ouro dos romances policiais, com boa dose de humor inglês e pouca quantidade de sangue e violência. Lord Peter é colecionador de livros mas detetive nas horas vagas, com a ajuda do seu impecável mordomo. Quando um corpo misterioso é encontrado na banheira de um homem obviamente não relacionado ao incidente, Lord Peter não hesita em usar de sua influência com a polícia para conseguir acesso ao caso e ocupar seu ocioso tempo.

A Duquesa de Denver telefona alegremente para o seu filho mais novo, Lord Peter, com uma excelente notícia: um corpo foi encontrado na casa do sr. Thipps, o pacato arquiteto que a auxiliou num assunto de reparação da igreja. O morto é um homem de meia idade, que o sr. Thipps professa nunca ter visto antes, e foi encontrado usando nada além de um luxuoso par de óculos.

Lord Peter, um jovem da alta classe inglesa que padece de tédio constante, e se interessa vivamente por assuntos criminais, imediatamente se põe em ação. Com auxílio de seu inestimável criado Bunter e de seu conveniente amigo Inspetor Parker, ele tenta descobrir de quem é o misterioso corpo.

O único homem que se encaixaria na descrição do morto é o financista judeu Sir Reuben Levy, que desapareceu de sua própria casa algumas noites antes. Mas Lady Levy se prontifica a identificar o corpo e diz que o homem encontrado na banheira não é seu marido. O inspetor Sugg, inimigo professo de Lord Peter, se prontifica a prender o pobre sr. Thipps e sua empregada, mas essa solução também não se mostra válida: o sr. Thipps tem um álibi para a noite em questão e ficou logo provado que o corpo foi colocado no banheiro pela larga janela, e que o assassino o carregou pelos telhados!

Lord Peter é um excelente personagem. Com o ar blasé da nobreza inglesa, seu interesse por livros raros e sua relação divertidíssima com o criado Bunter já o fariam um protagonista interessante por si só, mas colocá-lo no papel de detetive amador que usa de sua influência social para conseguir fuçar nos casos policiais é uma ideia ainda mais brilhante.

Dorothy L. Sayers é uma das maiores escritoras de romances policiais, publicando na “Era de Ouro” do gênero, com é chamada a época entre as duas grandes guerras. Com uma narrativa ágil e engraçada, diálogos impagáveis e um mistério bastante intrigante, ela já entrou direto pra minha lista de favoritos e certamente vou atrás de outros livros protagonizados por Lord Peter.

Destaque para a genial Duquesa a senhora mãe de Lord Peter, que é colocada nas situações mais incríveis pelo filho e participa de tudo sem nem piscar.

Excelente leitura!

Informações técnicas: Whose Body? (1923) de Dorothy L. Sayers. Série Lord Peter Wimsey Livro 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *