Livro: Um Gato Entre os Pombos

Os livros da Agatha Christie pra mim sempre se dividiram em três categorias. Livros com o Poirot, livros com a Miss Marple e livros com detetives aleatórios – geralmente gente comum que se envolve num crime e acaba ajudada por um dos dois anteriores ou pelo impassível inspetor Battle.
O que define a qual categoria um livro pertence é de quem é o ponto de vista na história.

Eu geralmente prefiro os livros da Miss Marple ou os aleatórios, e de todos os últimos o meu favorito é esse. Pelo simples motivo de que o ponto de vista se alterna entre uma diretora de escola (o que eu sempre quis ser quando crescesse) e uma das alunas (o que eu era quando li o livro pela primeira vez).
Quando digo ponto de vista, quero dizer que elas são praticamente as personagens principais, porque nesse livro, como em Um Brinde de Cianureto, a estratégia da autora é alternar o ponto de vista da narrativa entre todos os personagens do livro.

A história é a de um misterioso legado que um falecido príncipe árabe entrega ao seu fiel piloto inglês durante uma revolução. De alguma forma, Meadowbank, o famoso colégio para garotas na Inglaterra, entra na jogada, e professoras começam a ser assassinadas no novo pavilhão de esportes.

Eu gosto desse livro não só pela trama (e pelo fato de Julia Upjohn, de treze anos, passar a perna em todo mundo de forma perfeitamente verossímil), mas também pelas reflexões sobre o ato de ensinar e de dirigir um colégio que permeiam a história, já que a diretora da escola quer se aposentar e está procurando uma sucessora.

O livro é muito bom e não deixa nada a desejar aos mais conhecidos da autora.

PS: Adoro a mãe da Julia. ‘Mamãe foi pra Anatólia de ônibus!’ são as melhores cenas do livro (estou incluindo a conversa com a mulher turca, certo).

Título Original: Cat Among the Pigeons (1959)
de Agatha Christie (Reino Unido)

Uma ideia sobre “Livro: Um Gato Entre os Pombos

  1. adorei o post ><
    sou muito apaixonada pela Agatha Cristie. MUITO. eu gosto de todos os livros dela, leio e releio, mesmo já sabendo o culpado. nem ligo.
    Mas, sinceramente, gosto mais do Poirot que da Miss Marple. Acho que foi porque eu li os dele primeiro, aí criei um laço afetvio com ele haha
    Já leu Encontro Com a Morte ? é um dos meus favoritos ^^ beijos
    Mel, Defatto! & Três Lápis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *