Livro: Um Brinde de Cianureto

 
 
Esse eu encontrei num sebo, anos depois de ter lido pela primeira vez. Engraçado que eu lembro quem matou, mesmo não lembrando nada do livro…
Acho que demorei tanto pra reler por causa disso: como lembrava quem era o assassino, nem me passou pela cabeça entrar de novo na história. Pena, porque é uma das narrativas mais interessantes da autora.
 
O livro começa com Iris Marle fazendo um exercício de memória e tentando se lembrar de tudo o que pode de sua irmã mais velha Rosemary, que faleceu um ano antes de forma trágica. 
Depois disso, vários personagens que eram ligados à morta fazem a mesma retrospectiva, tentando se lembrar das últimas semanas antes do acontecimento fatal: George, o marido de Rosemary, aparentemente dedicado e meio sonso; Ruth, a secretária dele, que é super eficiente porém nutre sentimentos deveras conflitantes em relação ao patrão; Anthony, um amigo de Rosemary com um passado comprometedor; Stephen, político amigo da família que teve um tórrido caso de amor com a morta; Sandra, a esposa de Stephen, que apesar da aparência fria e tranquila nutre uma paixão violenta pelo marido.
 
E aos poucos o leitor vai sendo apresentado às circunstâncias estranhas da morte de Rosemary: um aparente suicídio, na sua própria festa de aniversário, quando fez um brinde com um copo de champagne que continha uma dose fatal de veneno.
Agora, um ano depois, existe a suspeita de que o ocorrido não tenha sido realmente suicídio, pois como poderia tal mulher, exuberante, rica, bela, bem casada e cheia de amantes, pensar em acabar com a própria vida?
 

Essa narrativa metade em retrocesso, metade um suspense a respeito do futuro dos personagens é um dos meus livros favoritos da autora, que como sempre arranja as soluções mais mirabolantes para os crimes.

Título Original: Sparkling Cyanide (1945)
de Agatha Christie (Reino Unido)

5 ideias sobre “Livro: Um Brinde de Cianureto

  1. Adoro Agatha Christie e este livro foi realmente surpreendente.
    Fico feliz por ter encontrado este blog, pois poderei saber boas dicas de livros.
    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *