Livro: Trio for Blunt Instruments

Essa é uma boa coleção de contos de Rex Stout protagonizadas pelo gordo detetive Nero Wolfe e seu ajudante bonitão Archie Goodwin.
Em Kill Now – Pay Later, o engraxate de Nero Wolfe, Peter Vassos, um dia comenta que um dos seus clientes, Mr. Archer, caiu da janela do alto do seu escritório. Quando, alguns dias depois, o Vassos é encontrado morto e a polícia acredita que ele tenha sido o responsável pela morte de Archer e depois tenha se matado de culpa, a filha de Vassos contrata Wolfe para provar que seu pai era inocente. Uma bela adição às histórias de Wolfe e um conto interessante e com final inteligente.

Murder is Corny é um dos meus contos favoritos – Sue MacLeod, que teve um caso relâmpago com Archie no passado, é responsável, sem querer, por Archie ser quase preso por assassinato: seu testemunho louco para a polícia, depois que ela encontra seu namorado (entregador de milho do pai dela para o gourmet Nero Wolfe) morto com uma pancada na cabeça num beco.
A forma original como o leitor vai descobrindo, junto com Archie, a enrascada em que Sue o colocou, e a própria personalidade da garota, fazem desse um dos melhores e mais divertidos contos do autor.

Blood Will Tell tem uma qualidade um pouco mais baixa. Archie recebe uma gravata pelo correio, e depois uma ligação com voz de falsete diz para que ele a queime. Mas há uma mancha de sangue na gravata, e Archie fica curioso – e vai visitar o suposto rementente, que 1) diz que não enviou a gravata e não sabe quem o fez e 2) leva Archie até o segundo andar do seu prédio e encontra uma mulher morta com um peso de papel. Eu não faço a menor idéia do motivo da gravata ter entrado na história, e quando eu não entendo o final do conto, ele fica sem graça.
Mas acho que se você for super inteligente que nem o Nero Wolfe, vai entender a resolução do mistério e pode até se divertir com a história.

De qualquer forma é uma excelente coleção de contos, já que a sem-gracisse do último não chega a atrapalhar a quallidade do primeiro nem a genialidade do segundo.
Super recomendo.

Título Original: Trio For Blunt Instruments (1964)
de Rex Stout (EUA)
Coleção Nero Wolfe Nº 39

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *