Livro: Three to Get Deadly

Tio Mo é o vendedor de sorvete da vizinhança. Todos o conhecem e todos concordam que ele nunca faria nada de errado.
Um dia ele é pego dirigindo acima do limite de velocidade. Nunca ninguém prenderia o Tio Mo, mas o policial que o pegou tinha acabado de sair da academia de polícia e queria mostrar serviço.
Nada de mais teria acontecido com apenas esse incidente, mas Tio Mo também estava carregando uma arma sem permissão. Isso teria também sido ignorado por qualquer outro policial – afinal, todos na vizinhança carregam armas – mas o jovem oficial novamente quis mostrar serviço.

Tio Mo pediu desculpas, disse que não ia mais acontecer, e foi liberado para responder em liberdade, mas depois não apareceu mais na delegacia e virou FTA.

Vincent Plum foi o responsável pela fiança do Tio Mo, e agora que o senhor dos sorvetes desapareceu, precisa mandar um caçador de recompensas para recuperar o fugitivo e levá-lo de volta para a polícia.

Stephanie Plum é uma caçadora de recompensas.
Mas como ela não tem coragem de andar com uma arma e é meio desajeitada com sprays de pimenta, ela nunca recebe os casos de criminosos realmente perigosos, ficando responsável por levar apenas os que cometeram crimes mais leves.

Como o Tio Mo, que todos acreditam estar apenas de férias com a irmã ou algo do tipo: não é um cara perigoso, e nunca faria nada de errado.

Apesar de saber que todos na vizinhança vão odiá-la por estar atrás de um cidadão-modelo como o Tio Mo, Stephanie está na pior e precisa do dinheiro da captura.
A principal dificuldade dela é a resistência dos envolvidos no caso: os vizinhos de Mo insistem no fato de que ele nunca faria nada de errado e que Stephanie vai para o inferno por estar atrás dele.

O segundo problema de Steph é Joe Morelli, um policial que faz ela ter pensamentos dos mais impuros. Ele é da narcóticos, mas está estranhamente interessado no Tio Mo. Steph não acha uma boa idéia contar com a ajuda de Morelli, primeiro porque ele é sedutor demais e segundo porque ele sempre arranja um jeito de enganá-la, ficando com mais informações do que passa.

Outros problemas pelos quais Steph passa – os problemas com ela sempre aparecem em bandos – incluem o carro que sempre quebra, o número crescente de traficantes mortos que anda aparecendo, um grupo de homens mascarados que insiste em ameaçá-la e Lula, a ex-prostituta que agora virou secretária da agência de fianças e que gosta de acompanhar Stephanie por suas andanças.

A primeira coisa a ser dita a respeito do livro é que ele é muito, mas muito engraçado. Engraçado de rir alto.
As cenas que a autora cria são de um nonsense quase irreal, mas que fazem sentido considerando as personagens participantes.
Não sei se ri mais de (SPOILER) Jackie esvaziando a arma no ex-namorado morto – porque só porque outro fdp tinha matado o cara não tirava a raiva dela – ou de Stephanie e Lula tentando decidir o que fazer com o corpo que tinha caído no capô do carro no meio da estrada, ou de Stephanie e Lula tentando capturar um cara vestido de frango numa rede de fast food e sendo atacadas por ele com tubos de molho especial.

Impagável.

Já Stephanie continua sendo uma personagem muito boa: apesar de ser ainda estabanada e medrosa, tem um jeito interessante de lidar com o estresse – ignorando o sentimento até o último segundo.
Fora do emprego de caçadora de recompensas, a vida de Steph continua uma bagunça, o que pelo menos dá o realismo necessário para uma personagem com quem nada nunca dá certo mas que continua otimista até o fim.
Mas uma hora ela explode, e aí ninguém segura a garota!
Afinal, quando você é xingada de vaca gorda pelo seu ex-marido, fica com o cabelo laranja por um erro do cabeleireiro e seu carro quebra pela terceira vez em uma semana porque o mecânico mentiu pra você, e AINDA POR CIMA um grupo de mascarados vai até sua casa pra ameaçar seu hamster, não tem como ficar calma!

O terceiro livro da série não deixa nada a desejar em relação aos dois primeiros tanto em matéria de diversão quanto em matéria de mistério. Uma excelente forma de passar o tempo!

Título original: Three to Get Deadly (1997)
De Janet Evanovitch (EUA)
Série Stephanie Plum Livro 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *