Livro: The Truce at Bakura

Esse livro se passa logo depois da batalha de Endor, quando a Aliança Rebelde consegue finalmente destruir a segunda Estrela da Morte. Darth Vader e o Imperador morreram durante essa batalha, mas nem todo o Império sabe dessas notícias, e muitos se recusam a admitir a derrota.

Enquanto isso, um planeta sob domínio imperial envia um pedido de ajuda direto pelos canais secretos do Imperador, e a Inteligência da Aliança, interceptando a mensagem, concorda com o governo da Nova República que algum tipo de ajuda deve ser enviado ao sistema Bakura, que está sendo ameaçado por alienígenas desconhecidos.
Dessa forma, argumentam os políticos, Bakura pode passar a fazer parte da Nova República, e mais um sistema importante terá se desvencilhado do poder imperial.
É claro que os escolhidos para ajudar Bakura são nossos heróis favoritos: Luke, porque é um Jedi; Léia, porque é uma diplomata; e Han, que não sai de perto dos dois.
 
Não é assim uma obra prima do Timothy Zahn, mas é um livrinho divertido e empolgante. A ameaça dos ETs é tão séria que os imperiais em Bakura aceitam assinar uma trégua (daí o nome do livro) com os “rebeldes” em troca de ajuda. Por sua vez, Luke, Leia, Han e Chewie, ao mesmo tempo em que tentam acabar com a ameaça (que é bem ameaçadora, como não podia deixar de ser: algo como ETs cujo hobby e trabalho principal consiste em transformar humanos em robôs-zumbizóides-ainda-cônscios-da-sua-sina) têm de convencer o governo de Bakura a dar um pé na bunda dos imperiais e vir pra gloriosa Nova República.
 
É claro que não faltaram momentos semi-românticos entre Han e Leia, com Chewie ou 3PO estragando tudo, e uma moça pro Luke se interessar – e que infelizmente não só odeia Jedis como tem uma carreira promissora impedindo que ela se desligue de Bakura pra seguir nosso herói em suas estripulias.
Mas tudo está bem quando acaba bem. 

Eu pelo menos me diverti.

Título Original: The Truce at Bakura (1993)
De Kathy Tyers

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *