Livro: The Storyteller’s Daughter

Primeiro volume de uma série de releituras de contos de fadas tradicionais, esse livro fofinho conta a “verdadeira história” da Sherazade (ou Sheherazade, ou, no caso, Shahrazad), aquela das Mil e Uma Noites.

Com uma narrativa que tenta imitar o jeitão dos contos das mil e uma noites, mas com temas um pouco mais modernosos, mesmo que a ambientação seja tradicional, o livro conta a história que todo mundo conhece com alguns elementos a mais.

Shahrazad é filha do vizir do reino com uma contadora de histórias. Quando o rei decreta que vai tomar uma esposa para executá-la no dia seguinte, para que ela não possa ter tempo de traí-lo, Shahrazad percebe qual é a sua missão.
Ela convence seu pai a deixá-la se oferecer para se casar com o rei, na esperança de que sua habilidade de contar histórias o faça desistir de matá-la na noite seguinte.

Enquanto isso, inimigos do reino se unem para tirar o rei do poder, e percebem que Shahrazad pode ser a chave para a queda do reinado.

O que eu mais gostei do livro foi a forma como eu me senti lendo um dos contos de fadas – que, se você já teve essa sensação, fica mais fácil de explicar: são expectativas diferentes que se tem com a história, porque tem-se que levar em conta que o autor está fazendo uma compilação com temas morais, e não um desenvolvimento de personagens.

Enquanto muito do livro tinha esse “quê” de foco maior nas ações do que nos pensamentos, ao mesmo tempo a narrativa mostrava as idéias dos protagonistas e deixava o livro com cara mais moderna. E claro que gostei também de Shahrazad sempre contar histórias onde os homens eram bobões e as mulheres eram sábias.

Esse é um livro fofo, divertido e rápido de se ler, e recomendo bastante. Certamente vou atrás dos outros volumes da série.

Título Original: The Storyteller’s Daughter (2002)
De Cameron Dokey
Série Once Upon a Time Livro 1

2 ideias sobre “Livro: The Storyteller’s Daughter

  1. Oi, Kate, que bom que gostou!
    Comprei a edição digital pela Amazon, mas dá pra comprar o livro físico (em inglês) pelo site da Livraria Cultura.
    Beijos e obrigada pelo comentário 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *