Livro: The Silent Speaker

 
 
Esse é, na minha opinião, um dos melhores livros com o detetive Nero Wolfe, o gordo chato que adora orquídeas, detesta mulheres e vive para a comida e para a cerveja.
 
A história é legal, os personagens são bacanas, o mistério é bem construído. Mas o mais legal mesmo é a dinâmica entre Wolfe e o departamento de polícia de Nova York.
Cramer, o inspetor, tem uma relação de ódio profundo com Wolfe, mas não deixa de respeitá-lo quando faz alguma dedução brilhante (ou seja, sempre).
Só que, no caso entre a NIA (National Industrial Association – associação industrial nacional) e o BPR (Bureau of Price Regulations – departamento de regulamentação de valores), o FBI também tem o que dizer, e Wolfe está sob o dobro de pressão. A NIA e o BPR são inimigos políticos, e o diretor chefe do BPR foi assassinado antes de um discurso que ele ia dar… na sede da NIA.
Teoricamente, e daí o nome do livro, ele havia gravado umas fitas e mandado pra sua secretária no mesmo dia, antes de ser assassinado, e todo mundo acha que uma das fitas contém o nome do assassino. Só que ninguém consegue achar as fitas certas, e quando encontram uma maleta com espaço pra dez fitas com apenas nove dentro, Wolfe tem certeza de que 1) a fita que sumiu é a fita com o nome do assassino e 2) a fita que sumiu está com Hattie Harding, a secretária do cara que morreu.
Assim que ele faz essa dedução incrível, Archie encontra Hattie assassinada no portão dos fundos da casa deles.
 
Com isso, o departamento de polícia e o FBI estão mais do que putinhos, e resolvem tirar o Cramer do caso e colocar um outro inspetor.
E basta para que Wolfe passe a idolatrar Cramer e se recusar a trabalhar enquanto ele não for readmitido.
 
Com a pegada de comédia que sempre rola nos livros quando é o Archie que está narrando a história, é um dos poucos livros do Rex Stout com o Nero Wolfe que não me deu tédio no meio dele, o suspense foi mantido até o fim, e mesmo com uma renca de personagens, entre as duas associações políticas, deu pra se identificar com a história a ponto de se surpreender com o assassino.
 

Um belo livro policial. Foi traduzido para português de Portugal como O Orador Silencioso, mas não sei se ainda existe pra vender. Tentem, se gostam do gênero.

Título Original: The Silent Speaker (1946)
De Rex Stout (EUA)
Série Nero Wolfe Livro 9

5 ideias sobre “Livro: The Silent Speaker

  1. Oi Rê!

    Bom te ver de volta. Viu que eu voltei com o blog da Stephanie?

    Nunca me interessei pelos clássicos do gênero. Tenho sempre a impressão de que vou morrer de tédio…

    Beijocas!

  2. Que saudades dos livros do Rex Stout e da colecção Vampiro!
    Tal como aconteceu com muita gente aprendi a aamr os livro a partir destes policiais! Podem não ser obras-primas, mas “ensinaram” muita gente a ler e a amar a literatura.
    Talvez o círculo da vida me leve de novo, um dia destes a regressar a estas pérolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *