Livro: O Dossiê Pelicano

Por que John Grisham vende tantos livros?
Eu tenho uma teoria. São três passos, na verdade.
1- Enredo de thriller cinematográfico. Dos bons.
2- Personagens principais com características humanas e realistas, mas heróis com a moral no lugar. Nada de gente perfeita nem de gente mesquinha e sem graça no lugar principal.
3- Enredos que envolvem algum aspecto polêmico da vida moderna (poluição ambiental, fábricas de cigarros, invasão de privacidade pelo governo), mas sempre do lado politicamente correto.
Eu nem lembrava mais do filme com a Julia Roberts, e só tinha lido um outro livro do John Grisham, mas num momento de ócio no sebo acabei comprando esse livro.
É a história de Darby Shaw, uma brilhante estudante de direito que escreve um pequeno artigo com um palpite sobre os recentes assassinatos de dois juízes da Suprema Corte Americana.
As tentativas de assassinato que a seguem fazem com que ela tenha certeza de que o dossiê que escreveu 1) foi parar em mãos erradas e 2) contém uma hipótese verdadeira.
O autor sabe “escrever suspense” muito bem: o livro me segurou da primeira à última página, mesmo eu já adivinhando o que aconteceria no final (é um livro escrito no melhor estilo hollywoodiano, no fim das contas – ou talvez foi Hollywood que emprestou o estilo do autor?).
Uma das coisas que me agradou nesse livro foi o fato dos personagens serem tão reais. Nada de gente comum que vira super-herói da noite pro dia: Darby e seus colegas de infortúnio sentem medo, insegurança e dúvida durante todo o enredo. Mesmo assim ela é uma mulher forte, algo que percebi que o autor gosta de descrever (a moça de O Júri, a advogada de O Cliente).
Outra coisa que me agradou foi a descrição dos mecanismos do algo escalão (presidente, assessor (é assim que escreve?), chefe do FBI, chefe da CIA) sempre de forma bem humorada. Adorei o presidente bocó que era a cara de George W.
A única coisa que ficou meio estranha foi o vilão, que achei por demais maligno pra ser realista.

Isso não me impediu de me divertir loucamente com esse thriller.

3 ideias sobre “Livro: O Dossiê Pelicano

  1. Olá!
    Eu nunca li John Grisham, vergonhoso né?
    Mas eu assisti a varios filmes…vale? kkk
    Tenho alguns livros dele,mas sempre acabo dando prioridade a outros. Vou dar um jeito nisso.
    Adorei sua resenha.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *