Livro: The Mother Hunt

Um dia a jovem Sra. Valdon, víuva do famoso escritor, recebe um telefonema misterioso dizendo que há algo em sua porta que lhe pertence.
Quando ela abre sua porta da frente, há uma cestinha com um bebê no vestíbulo, com a seguinte mensagem: “Sra. Valdon esse bebê pertence a você porque uma criança deve ser criada na casa do próprio pai.”

A Sra. Valdon, que já era muito rica antes de se casar com o famoso escritor, quer saber se o bebê é mesmo do seu marido (e sim, nesse caso a mulher x teria engravidado do seu marido enquanto ele era casado com outra) e quem é a mãe. Para isso ela entra em contato com Nero Wolfe e oferece uma quantia bastante elevada ao detetive para que ele descubra a “autora” do bebê.

O livro funciona muito bem para a trama que tem – afinal, quase dois terços do livro se passam sem que se descubra a menor pista sobre a mãe da criança. Archie, o ajudante atlético e bonitão de Wolfe, em poucas semanas consegue fazer muito progresso: ele descobre que os botões na roupinha do bebê são de qualidade única, descobre de onde eles vieram, e se envolve com a Sra. Valdon, que mesmo que tenha um bebê para cuidar é mais do que rica o suficiente para pagar babás para que ela possa dançar com Archie.

O problema é que a senhora que faz os botões especiais (e que é uma enfermeira aposentada que cuida de bebês) é encontrada morta no dia em que bate a porta na cara de Archie, e agora a única pista que eles tinham foi eliminada.

Mesmo assim, Wolfe ainda tem algumas idéias, que são mais difíceis de se por em prática agora que há um assassinto envolvido e o Inspetor Cramer suspeita de que Wolfe tenha informações sobre o caso.

A história apresenta uma das poucas namoradas duradouras de Archie, e isso compensa a lerdeza com que eles conseguem descobrir qualquer coisa sobre a tal mãe; portanto, fica sendo um livro divertido, com um final decente, que é entretenimento da melhor qualidade.

Título Original: The Mother Hunt (1963)
Rex Stout (EUA)
Coleção Nero Wolfe Nº 38

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *