Livro: The Father Hunt

Amy Denovo é uma jovem que trabalha para Lily Rowan, a “namorada” de Archie. Quando ela fica sabendo que Archie é um detetive (ou pelo menos trabalha para um), decide um dia contar a ele seu maior segredo: ela nunca conheceu seu pai e não sabe quem ele é, e gostaria de contratar Archie – e Nero Wolfe- para encontrá-lo.

Sabendo da necessidade de pagamentos exorbitantes ao se contratar Wolfe, e sabendo que Amy é uma garota sem dinheiro, Archie tenta desencorajá-la da forma mais gentil possível e deixa por isso mesmo.

E no dia seguinte ela aparece no escritório de Nero Wolfe com uma caixa contendo vinte mil dólares em notas de cem, querendo contratá-lo para encontrar o pai dela.
Quando os dois detetives exigem saber de onde ela tirou o dinheiro antes de aceitar qualquer compromisso, ela conta que depois que sua mãe faleceu – foi atropelada por um carro e o motorista fugiu – ela recebeu do chefe da mãe uma caixa trancada. Quando Amy a abriu, achou mais de 260 mil dólares em notas de cem e uma carta da mãe, dizendo que o dinheiro veio do pai dela e que era para ela usar.

Com base nessas informações, Wolfe e Archie começam a investigação para encontrar o pai de Amy. A tarefa não é fácil, já que Elinor Denovo certamente não era o nome real dela, ela não tem nenhuma fotografia disponível e parece não ter amigos pessoais. A pista dos cheques não leva a nada, já que o milionário que deu os cheques à mãe de Amy, o frio e irritadiço Cyrus M. Jarrett, não só dá um fora homérico em Archie, como também dá provas de que ele não poderia ser o pai de Amy, pois estava fora do país na época em que ela foi concebida.
Depois disso os detetives ficam semanas sem nenhum progresso, até que Wolfe faz um salto de pensamento e resolve que Elinor foi assassinada deliberadamente pelo pai de Amy, e que será mais fácil achar o responsável por um assassino de alguns meses do que por uma paternidade de mais de vinte anos. Mas é claro que o assunto do assassinato é mais sério também, o que traz não só Cramer e toda a polícia em cima de Wolfe como também coloca a própria vida de Amy em risco.

Uma bela adição à série de Nero Wolfe, esse livro tem ainda por cima a qualidade de não se tratar de assassinato no início. Por isso achei que a história ficou mais inteligente e menos previsível.
Uma excelente pedida para quem gosta de policiais e para quem, como eu, segue religiosamente a série dos detetives Nero Wolfe e Archie Goodwin.

Título Original: The Father Hunt (1968)
De Rex Stout (EUA)
Série Nero Wolfe Livro 43

Uma ideia sobre “Livro: The Father Hunt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *