Livro: Point of Honour

Para uma mulher de família respeitável na Inglaterra do século XVIII havia poucas opções. Você podia continuar respeitável, casando com um cara aprovado pela família ou virando uma governanta solteirona, ou não.

Se você fosse fã de aventura, ou quisesse casar com alguém que sua família não gostava, ou simplesmente caísse no conto de algum cafa e perdesse sua virginity, já era. Não fazia mais parte da família, não era mais respeitável nem confiável e só havia um lugar onde você poderia de alguma forma ganhar a vida: o puteiro.
Bem, não exatamente nestes termos. Muitas mulheres caídas se tornavam tradicionais cortesãs – ou amantes profissionais – até que elas perdessem a beleza e passassem a viver com as poucas condições financeiras que lhes restassem.
Mas não Sarah Tolerance. Ela, depois de ter fugido com o professor de esgrima do irmão mais novo, resolve que vai usar sua técnica com a espada para ganhar a vida, e torna-se uma agent of inquiry. Em termos práticos, uma detetive particular.
Ela logo se torna requisitada por poder se mover entre várias camadas da sociedade, e consegue dinheiro mensal suficiente para manter um pequeno chalé – mesmo que ele seja, er, nos fundos de uma “casa de diversões” pertencente à sua tia.
Mas tudo muda quando ela é contratada para localizar um misterioso leque decorado com madrepérolas, que um eminente par do reino aparentemente presenteou a uma de suas cortesãs. O filho do homem, o charmosérrimo Earl (como é isso em português?) Edward Folle, ao se propor a ajudá-la, acaba colocando-os no centro de uma conspiração que afeta até mesmo a família real.
Um livro diferente e bem interessante, que é ao mesmo tempo inteligente e envolvente. Claro que ajuda o fato de que eu adoro essa época – mesmo os eventos históricos sendo um pouco diferentes dos que realmente ocorreram. Além disso, os personagens e motivações são muito bem descritos e plausíveis.
Vale bem a pena.
Mal posso esperar para ler o próximo livro.
Informações técnicas: Point of Honour (2003) de Madeleine E. Robins. Série Sarah Tolerance Livro 1

2 ideias sobre “Livro: Point of Honour

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *