Livro: Pirate Latitudes

Nunca tinha lido um livro do Michael Crichton. Só sabia que ele tinha escrito Jurassic Park e mais alguns outros livros adaptados para o cinema.

E aí, olhei, e era um livro de piratas! Não um daqueles que tem nome de pirata no título mas na verdade são piratas modernos chatos e com metralhadoras.
São piratas de verdade mesmo!

Bom. Aí não resisti, né.

Eu não chego a dizer que sou uma especialista em livros de piratas. Vou só dizer que sou a pessoa que conheço que mais leu livros de piratas. E posso dizer que esse é um excelente exemplar do gênero!

Crichton vai na do realismo, mas não dispensa uma boa história. Charles Hunter, um privateer da Inglaterra, resolve atacar a protegidíssima ilha de Matanceros, atrás de um galeão cheio de ouro espanhol. Para essa ousada empreitada, ele vai precisar de toda ajuda que puder, e ele atravessa Port Royal atrás das pessoas certas.

Eu geralmente não gosto de descrições de violência ultra-realistas, mas hemos de convir que o gênero de aventuras piratas estava precisando de um pouco disso.
Além disso, os personagens todos que acompanham Hunter na empreitada (meus favoritos são Bassa, o negro com a língua decepada que nunca perde o bom humor, e Lazue, a mulher pirata) são bem construídos e constituem uma turma de coadjuvantes respeitável. E o autor reconhece os clichês e sabe lidar muito bem com eles, não deixando nunca a peteca cair – nem quando os corsários encontram a sobrinha do governador de Port Royal capturada pelos espanhóis.

A aventura nunca pára, e o realismo e a fantasia se mesclam em diversos momentos – como de fato se mesclavam nos relatos da época. Hunter, apesar de mais violento do que o pirata-bonzinho das histórias clássicas (ele é um corsário, ok? Não existem piratas em Port Royal!), não deixa de ser um herói completo, com todo charme que a profissão de fora-da-lei lhe proporciona.

O enredo é simples e bem construído, os personagens são cativantes e a ambientação é tão bem feita que parece que estamos lá no Caribe de verdade. Certamente entra pra lista dos meus favoritos!

4 ideias sobre “Livro: Pirate Latitudes

  1. Oi!
    Ah! Eu quero que vc me indique mais livros de piratas, sim! Adoro o tema, tenho uma coleção juvenil que é meu xodó…Caçadores de piratas. Mas não conheço mais nenhum.
    Aguardo suas dicas!
    Bjs

  2. Oi…eu de novo!
    O livro “Piratas” da Celia Rees eu já conhecia, mas ainda não comprei.Tenho os outros livros dela Filha de feiticeira e Sangue de Feiticeira. Também tenho a coleção completa da série Vampiratas, mas ainda não li nenhum. rsrs
    Os outros eu não conhecia, vou pesquisar sobre eles na net.
    Obrigado pelas dicas.
    Bjs

  3. Olá õ/
    Estava mesmo procurando resenhas sobre esse livro, já que estava pensando em comprar (quando o meu dinheiro permitir T.T) e fiquei na dúvida quanto a esse livro, já que envolve piratas (mesmo que eu não tenha lido algum livro de piratas na vida ¬¬)… Tinha medo de não ser lá tão legal. Mas a maioria das opiniões que eu tenho visto dizem que é um bom livro…

    Adorei a resenha, ajudou-me a considerar esse livro na minha lista de livros que (eventualmente) eu vou comprar…
    xD
    Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *