Filme: Os Três Mosqueteiros (1993)

Essa história foi adaptada para o cinema umas quinhentas vezes.
A versão de que vou falar hoje é a de 1993, da Disney. 

D’Artagnan chega na cidade grande para virar um mosqueteiro, só para descobrir que os mosqueteiros não são mais um grupo significativo e os guardas do cardeal Richelieu mandam em tudo.
Ele conhece os três mosqueteiros do título, Athos, Porthos e Aramis, e após um cordial duelo todos ficam amigos e se ajudam a resolver os problemas do jovem rei.

Logicamente que eles mudaram a história original, pra ficar tudo mais bonitinho. Os vilões são devidamente punidos, o casal de heróis fica junto e a vilã incompreendida se regenera no final.
Mas é estranho pensar que no filme da Disney resolveram matar o cardeal Richelieu (algo totalmente fora de propósito, se considerarmos que ele era um chefe de estado) mas colocaram aquele monstrengo horroroso de carcereiro de prisão pra ser morto de maneira no mínimo impressionante pra uma criança (aliás, é engraçado como a Bastilha é sequer mencionada nessa versão de 93).

Spoilers!
No filme, os mosqueteiros têm que salvar o jovem e inexperiente rei Luís XIII das armações do malvado Richelieu, que incluem um assassinato do rei e a sedução (!) da jovem e linda rainha que mal conhece o rei, já que acabaram de se casar. Ela jamais pensaria em trair seu novo marido, apesar de tudo, e a condessa de Winter é capturada pelos mosqueteiros apenas para revelar o plano do maquiavélico Richelieu e logo depois se redimir com seu marido Athos e se jogar de um penhasco, arrependida.
A viagem do roteiro parece não contar com o fato de que Richelieu jamais poderia pensar em adquirir o trono depois da morte de Luis, vamos combinar, já que devia existir uma dúzia de ‘próximos’ na linha real.

Enfim. O que a Disney não faz pelo ‘politicamente correto’ junto com o entretenimento para as massas, estragando e tornando inverossímil uma história que, se contada nas linhas do autor, continua sendo extremamente divertida.
Triste.

Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers) – 1993
de Stephen Herek
com Kiefer Sutherland, Chris O’Donnel, Charlie Sheen, Oliver Platt, Tim Curry, Rebecca De Mornay, July Delpy

Uma ideia sobre “Filme: Os Três Mosqueteiros (1993)

  1. não assisti o primeiro ainda…
    ainda..
    hahahahaha..

    mas eu até q gostei do segundo.. talvez só pelos 3 mosqueteiros (os 3 de verdade, sem o frangote) e pelo cardeal que é um cara gente boníssima… hehehee..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *