Filme: Orgulho e Preconceito

Minha primeira lembrança relacionada a esse filme foi a de ter visto o trailer e ter achado que não tinha nada a ver com o livro. Mas eu nem lembro por que achei isso, se foi a ordem em que as coisas apareciam no trailer ou se foi eu não lembrar muito bem do livro na época.
Felizmente, o filme não só é uma adaptação bem fiel como também ótimo entretenimento.
Os Bennets são uma família com um sério problema: a herança do Sr. Bennet só poderá passar para um descendente homem, e ele teve a infelicidade de ter cinco filhas.
Jane é tímida, reservada e extremamente bonita.
Elisabeth é extrovertida, inteligente e graciosa.
Mary é exibida, caxias e reclamona.
Kitty é sem graça, insegura e histérica.
Lydia é vulgar, inconveniente e chiliquenta.
Quando o Sr. Bingley, um jovem rico e atraente, se muda para os arredores da aldeia onde moram os bennets, a Sra. Bennet imediatamente decide que Jane se casará com ele.

Elisabeth, por sua vez, encara os recém chegados (a irmã de Bingley e seu melhor amigo, o Sr. Darcy) com ceticismo, pois os acha extremamente orgulhosos, principalmente depois que o Sr. Darcy se recusa a dançar com ela numa festa.

A casamenteira, fofoqueira e inconveniente Sra. Bennet, o negligente e cansado Sr. Bennet e as três irmãs mais novas da família geralmente não causam boa impressão à família do Sr. Bingley, mesmo que este pareça bastante interessado em Jane.
A história é um apanhado ao mesmo tempo divertido e comovente de tanto as relações sociais esdrúxulas da Inglaterra vitoriana quanto uma análise bastante perspicaz de reações humanas tão comuns e problemáticas como o orgulho e o preconceito (ambas as quais são imensas barreiras no relacionamento entre Darcy e Elisabeth).
Keira Knightley faz um trabalho muito bom como Elisabeth, Jane e a Sra. Bennet estão perfeitas e nunca me irritei tanto com uma personagem quanto com a Lydia. Quem já viu o trabalho dessa atriz em Saved! por exemplo começa a perceber quão boa ela realmente é.
Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) – 2005
de Joe Wright
com Keira Knightley, Jena Malone, Brenda Blethyn, Donald Sutherland, Rosamund Pike

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *