Livro: O Último Elfo

Aie! Não tenho tempo pra mais nada…
E quando começo a ler me sinto uma criminosa, por não estar fazendo tooodas as coisas que deveria estar fazendo…

Mas enfim. Um dos livros que li nessas horas roubadas do meu dia foi esse bonitinho escrito por uma italiana. Eu só fui descobrir que era traduzido para o inglês quando li a contra-capa, e fiquei horrorizada com uma coisa: parece que é costume nos Estados Unidos colocar o nome do tradutor naquela ficha técnica, mas o nome original do livro fica de fora! Bizarro, né?

Agora descobri que o livro foi primeiro publicado como “The Last Elf”, e os editores americanos mudaram o nome para “The Last Dragon”. Vai saber por quê.

Mas enfim. Num mundo constantemente assolado pela chuva e pela escuridão, o pequeno elfo Yorsh fica órfão e sozinho. Mas logo, quando é inesperadamente salvo por uma caçadora, ele descobre que pode ser parte de uma profecia feita nas antigas eras do munso, que dizia ser ele o responsável por salvar o mundo desta era de trevas. Mas para isso ele tem que encontrar a segunda parte da profecia: o último dragão, que deverá, com Yorsh, lutar pela volta do sol e da prosperidade.

No começo o elfo é bastante irritante, mas é a maneira que a autora acha de mostrar aos “young readers” quão diferentes somos dos elfos. Depois ele fica mais legal, mas aí quem fica um saco é o tal dragão… Mas tudo fica explicado no final, mesmo que certos personagens sejam eliminados “for the greater good”.

Bonitinho, de qualquer forma, e ótimo para esfriar a cabeça.
Já vi gente falando que a perseguição aos elfos e o resto seriam uma “metáfora” (ou algo do gênero assim) para a perseguição aos judeus na segunda guerra. Eu acho que isso é ir longe demais. É apenas uma metáfora de quão imbecis os humanos podem ser – pois perseguem qualquer um que seja diferente dos que estão no poder.

Mas isso só fica aparente se você for um leitor adulto que quer muito descobrir o que há nas entrelinhas do livro. Por que é só pra se divertir mesmo.

Título: O Último Elfo (2004)
Título original: L’ultimo Elfo
De Silvana de Mari (Itália)
Primeiro livro da série

2 ideias sobre “Livro: O Último Elfo

  1. Interessante… não conheço esse livro, mas gostaria de ler! Este é um tema “batido”, sou o último de minha espécie e tal, mas nunca o vi ser abordado pela raça élfica.

  2. Conheço esse livro e, de fato, é uma metáfora. O grande problema é que poucos leitores “pegam”, pois é de uma sutileza sem igual. Não fala sobre uma guerra, mas sobre todas as guerras. É preciso ler um pouco da biografia da autora para se compreender melhor a obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *