Livro: O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei





Eeebaa finalmente a resenha da última parte de O Senhor dos Anéis.
Pra quem já leu os outros e só falta esse, o que acontece é o seguinte: as forças de Sauron se preparam para assolar o mundo dos homens. Saruman foi neutralizado, Theoden foi convencido a ajudar no combate contra Mordor unindo-se ao exército de Minas Tirith. Enquanto isso, Frodo e Sam se arrastam pelas terras áridas de Mordor, fingindo fazer parte e um exército de orcs. Aragorn decide chegar a Minas Tirith por um caminho alternativo, acompanhado por Gimli e Legolas. Eowyn não se conforma em ser deixada para trás e Gandalf, acompanhado de Pippin, descobre que o regente de Gondor, Denethor, não é tão acessível quanto pede o momento. 

É nesse volume que se concentram as maiores batalhas, os maiores feitos heróicos e aquele momento realmente de fechar o livro de nervoso pra ir tomar uma água e relaxar. A motivação dos personagens (pra não falar da identidade de alguns) fica revelada. O único ‘romance’ do livro acontece. Os caras ‘do bem’ estão encurralados e tentam uma última cartada desesperada. E Frodo e Sam, no pior lugar do mundo, são os que têm de fazer as piores decisões.

Da primeira vez que eu li, não gostei que Éowyn teve o destino que teve. Agora, que sei que o humano mais foda de todos é o Faramir, acho que deu tudo certo no final. Portanto, fica minha opinião: enquanto o cenário mais legal é Rohan, o personagem mais legal é Barbárvore, o personagem mais foda é Gandalf… o personagem mais humano é Sam e o humano mais foda é Faramir. Não sei se deu pra entender.

Esse livro encerra com maestria a trilogia (que na verdade é um livro só) mais famosa de fantasia. Todos os personagens têm seus destinos explicados, o que faz com que no final as coisas fiquem meio lerdas, mas isso era necessário para explicar de onde veio o livro. Afinal, Tolkien deixa bem claro que a história é verdadeira, ocorreu num passado distante do nosso mundo e foi escrita pelos hobbits, que repassaram o livro através de seus antepassados. 

Obra-prima.

Título Original: The Lord of the Rings – The Return of the King (1955)
De J.R.R. Tolkien (Reino Unido)
Terceiro volume de O Senhor dos Anéis – Série Terra Média Livro 4

2 ideias sobre “Livro: O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *