Filme: O Mistério dos Escavadores

Está na lista dos mais master legais do mundo.
É um filme infantil sem ser tão infantil, com um enredo que fica entre o real e o fantástico de uma maneira totalmente plausível, sacadas muito interessantes e detalhes que só dá pra reparar no final do filme.
A história é uma mistura de fatos no presente e no passado, na época do ‘faroeste’, incluindo a história da famosa pistoleira Kissin’ Kate Barlow. Junta cenas entgraçadíssimas sem serem improváveis com cenas tocantes sem serem piegas.

Stanley Yelnats IV é um garoto azarado que é mandado ao ‘Camp Green Lake’, um reformatório para delinquentes, após ser acusado de roubar um par de tênis muito valioso que pertencera a um jogador de basquete. No lugar, os internos são obrigados a cavar um buraco por dia, já que isso ‘constrói o caráter’.
Ele também vira alvo das piadas e agressões dos outros internos, mesmo que de vez em quando ele seja aceito como membro do grupo.

Ele faz amizade com Zero, um garoto de rua que foi mandado pro reformatório por furto, e os dois conseguem fugir do lugar através do deserto.

Reparem nas participações especialíssimas de Sigourney Weaver e Jon Voight, entre outros.
As histórias de Kate Barlow, e de porque ela virou uma pistoleira que só beijava os homens que matara, e do avô da personagem de Sigourney Weaver, e da maldição que paira sobre a família Yelnats, são todas mostradas no filme, com Patricia Arquette como Kate, por exemplo, e fazem o filme ficar com ares principalmente de ‘western’.

Alguns detalhes que provavelmente só serão notados na segunda assistida;
Eu nunca tinha reparado que os lagartos não mordem Stanley e Zero no buraco no final porque eles tinham comido muita cebola… as cebolas que Sam usava em seus preparados espantavam os lagartos, como ficamos sabendo logo no começo, quando um dos cowboys pede um unguento de cebola pro Sam e ele fala algo como ‘se seu amigo tivesse usado o unguento, ele não teria sido mordido por um lagarto’.

Fora a grande sacada de que a receita perfeita do pai de Stanley ser feita com pêssegos e cebolas, a mesma combinação de Kate e Sam. E eu não lembrava que o lago tinha secado porque não choveu nada desde que mataram o Sam, e logo no final, quando Warden é presa, a primeira coisa que acontece é a chuva.
Outra coisa que reparei só dessa vez, quando Stanley chega, dá um close no colchão que ele vai usar, e tem uma marca escura, e só depois lembrei que o apelido do garoto que foi mordido pela cascavél era ‘Barf Bag’. Eeeeca…

E estava só pensando… Kate morre no barco de Sam. E se tudo tivesse acontecido de acordo, o esqueleto dela não estaria lá quando Zero chegou? Um tornado, como o que aparece uma hora, teria levado o barco também, ou não? Mas nem é uma falha na verdade, I was just wondering, e tem um milhão de possibilidades pra explicar isso. E é legal também que o Stanley vive vendo o Sam com sua carroça de cebolas, mesmo quando acabou de chegar no ‘camp’.
De qualquer forma, achei genial o modo como conseguiram fazer de um filme aparentemente infantil e bobo uma grande diversão.

Reparem que os ‘amigos’ de Stanley no reformatório não são legais com ele nem no começo nem no fim, não tem nada dessas besteiras dele ‘ser aceito’ no final e ficar todo mundo amigo. Eles ficam amigos, sim, mas isso não impede X-Ray de encher o saco dele (violentamente) toda hora… contrariando o ‘padrão Disney de qualidade’, que faz com que o herói seja aceito por todos alguns dias depois de ter chegado. Ele não é aceito, mas mesmo assim volta a encontrar os garotos depois de ficar rico.
Acho que por enquanto é isso. Mas também é claro que vou achar mais coisa pra falar assim que vir o filme de novo.

E tenho mesmo… Mas é só mais uma coisa que eu reparei. No final, quando todos saem da piscina pra ver o comercial, Sploosh é o nome do anti-chulé, mas, e isso eu não tinha percebido, o nome da empresa é KB!! (da empresa de Sploosh que o Stanley III montou – KB de Kate Barlow, por favor…)

O Mistério dos Escavadores (Holes) – 2003
de Andrew Davis
com: Sigourney Weaver, Jon Voight, Tim Blake Nelson, Shia LaBeouf, Patricia Arquette, Khleo Thomas, Dulé Hill

3 ideias sobre “Filme: O Mistério dos Escavadores

  1. é.. infantil, mas é inteligente.. curtí..

    (e olha q eu não sou fã desse tipo de filme..)
    hehehehe

    beijoteamotchau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *