Livro: O Cliente

clientEsse é o terceiro livro de John Grisham que eu leio, todos transformados em filme. Eu não lembro direito desse filme, vi faz tempo, mas lembro que a Susan Sarandon arrasa como a advogada que ajuda um moleque a se livrar do FBI, que quer saber o que um advogado moribundo disse a ele sobre um corpo enterrado de um senador.

O estilo do autor já me parece característico: ele coloca o ponto de vista de diversos personagens em cena, desde o acessor de um advogado do FBI até um repórter investigativo que não mede esforços para conseguir um furo. Mas os personagens principais são sempre bonzinhos, mesmo que de vez em quando politicamente incorretos.
A história, se meio confusa, funciona muito bem – e como sempre tem um pé no ambientalismo. Mark é um garoto que, ao tentar impedir que um gordo e suarento advogado se mate, acaba descobrindo mais do que gostaria: o advogado trabalha para um mafioso que matou um senador, e sabe onde está o corpo. O FBI só precisa dessa informação para conseguir prender o mafioso.
Aí então todo mundo vai atrás de Mark: o mafioso, a mídia, e o FBI, que quer mais do que nunca a informação que Mark tem sobre o caso do senador.
Só que em sua afobação, o FBI assusta o garoto mais ainda, e ele, sem saber pra onde ir, já que seu irmão entrou em estado de choque e sua mãe foi despedida depois de não aparecer no trabalho por estar no hospital com o garoto, resolve contratar um advogado.
Por sorte ele tromba com uma advogada de crianças que não perde tempo em colocar os agentes do FBI no chinelo e mandar um recado bem efetivo ao chefe da mãe de Mark.

A partir daí, a advogada e seu cliente entram numa corrida contra o tempo para conseguir colocar Mark num programa confiável de proteção de testemunhas antes que o FBI agarre o garoto e antes que a máfia o alcance.
Um suspense de primeira, com personagens impagáveis e clima de tirar o fôlego, como todos os outros livros do mesmo autor. Recomendo.

2 ideias sobre “Livro: O Cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *