Livro: Na Praia

Eu tô sabendo que o Ian McEwan é uma espécie de fodão da literatura moderna e que todos os críticos adoram o que ele escreve.
Aí é claro que tratei de passar bem longe de qualquer trabalho dele, porque tenho preconceito contra autores muito adorados.
Mas eu achei esse livro jogado entre os “lidos” da moms e resolvi experimentar.
A história é a de recém casados virgens em sua lua de mel, no início da década de 60 – antes da grande revolução sexual que fez dos nossos valores o que são hoje.

Eu achei a idéia interessante, e acabou que peguei pra ler.

Então vamos aos fatos.
O cara escreve bem pra caralho. Os personagens, as situações, e o jeito dele ir revelando aos poucos a história de cada personagem sem na verdade sair da cena descrita são todos muito bem construídos.

Mas eu não gostei.
Contém spoiler!!

E pelos seguintes motivos. Ok, era uma situação difícil, fazer sexo sem saber como. E compreensível existir a menina com nojo de toda situação, já que jogue a primeira pedra quem nunca teve nojo de sexo. Mas hemos de convir que as coisas não precisariam ter acontecido de forma tão drástica. Pode ser que o autor tenha feito tudo com o intuito mesmo de os personagens chegarem num momento sem volta, pra chocar e fazer pensar mesmo. Mas como eu fui criada por um ambiente misturado, onde meus pais eram ex-hippies e meus avós o protótipo do casal da história, eu me incomodei muito com a forma como a história termina, afinal, esse pensamento sobre sexo, que o autor parece mostrar como uma grande novidade, não o era para mim, mesmo que o seja pra muitos leitores. Além disso, eu acho que não precisa ser um final “triste” pra ser um final sofisticado, e um final feliz não impede que o livro faça o leitor pensar; mas às vezes tenho a impressão de que é isso que a crítica pensa.

Um livro interessante, muito bem escrito, que pode fazer pensar se você estiver num momento propício, mas que não faz o meu tipo.

Uma ideia sobre “Livro: Na Praia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *