Livro: Master and Commander

Jack Aubrey é um ‘master and commander’. Isso significa, para nós civis que não entendemos nada de termos náuticos (quanto mais da marinha do século XIX) que ele pode comandar um navio, dependendo do tamanho do barco, mas não é um capitão. Isso o deixa certamente inquieto, já que enquanto não for nomeado capitão sua carreira não tem como avançar.

Stephen Maturin é um médico naturalista cuja visão de mundo é bastante avançada para a época. Não preciso dizer que ele discorda totalmente das práticas disciplinares que ocorrem dentro de um navio, para não mencionar suas inclinações políticas, mas uma lamentável necessidade de fundos o faz aceitar o convite do amigo Jack para ser o médico do navio que este vai comandar.

E então somos jogados no mundo da marinha inglesa do século retrasado – tão pouco tempo atrás e tanta diferença! O autor, Patrick O’Brian, fez uma pesquisa intensa e minuciosa sobre a vida daqueles marinheiros, e inclusive todas as batalhas que ele narra aconteceram de verdade, mesmo que com navios de nomes diferentes.
Mas não é só isso. Afinal, quem não gosta dessas coisas marinhísticas logo se entediaria. Mas os personagens são extremamente bem construídos, a narrativa, apesar de cheia de termos técnicos, é de uma empolgação que impressiona, e ao final de tudo só queremos pegar o próximo volume da série (são vinte) e continuar naquele mundo.

O livro também é responsável por uma das melhores adaptações livro-filme que já tive o prazer de assistir, mesmo que no filme Jack Aubrey seja tão mais decente e perfeitinho do que no livro – não se enganem, quando falei que os personagens são bem construídos, digo que o são tanto nas qualidades quanto nas falhas.

Esse livro é certamente uma obra prima da literatura, que é imperdível para o leitor de aventuras.

Informações técnicas: Master and Commander (1969) de Patrick O’Brian. Série Aubrey/Maturin Livro 1

Uma ideia sobre “Livro: Master and Commander

  1. Olá,
    O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar http://www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
    O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *