Livro: Lord of the Isles


LORD OF THE ISLES – David Drake (1997): primeiro da série.

Próximos:

QUEEN OF DEMONS Isles Series (Tor/1998)
SERVANT OF THE DRAGON Isles Series (Tor/1999)
MISTRESS OF THE CATACOMBS Isles Series (Tor/2001)
GODDESS OF THE ICE REALM Isles Series (Tor/2003)
MASTER OF THE CAULDRON Isles Series (Tor/2004)

FORTRESS OF GLASS Crown of the Isles Trilogy(Tor/2006)
THE MIRROR OF WORLDS Crown of the Isles Trilogy(Tor/2007)
THE GODS RETURN Crown of the Isles Trilogy(Tor/2008) – Final volume of Isles Series.
Nunca tinha lido David Drake, já que sempre encontrava nas livrarias o volume dezessete da série.
Mentira, são só seis livros da ‘trilogia original’ e mais três da trologia “Crown of the Isles”.
Anyway, no começo uma ilha é soterrada por um tsunami, e uma velha feiticeira chamada Tecnotris consegue fugir, indo parar mil anos depois.
Aí ela acaba numa cidadezinha longe da capital, numa ilha distante do centro do arquipélago, e conhece Garric, Ilna, Cashel e Sharina, que não têm problema algum em se comunicar com a mulher de mil anos atrás; aliás, eles aceitam muito bem o fato de que a viagem no tempo é possível, considerando que são simples camponeses.
Bom. Mas a história se divide entre os vários protagonistas, e a única parte que fica parecendo forçada (falando de um livro de fantasia, por favor) é o fato de que todos os personagens se conhecem desde criancinha e ‘de repente’ todos descobrem ter um poder especial.
Garric, o filho do estalajadeiro, descobre que é o último descendente do Grande Rei e que seu destino é governar o mundo de maneira justa etc etc.
Sua irmã Sharina descobre que na verdade ela não é irmã dele; ela foi tirada dos pais quando bebê para ser criada pelo casal de estalajadeiros. Na verdade, ela é a filha do último duque foda do lugar.
Cashel, o pastor de ovelhas, descobre que é um tipo de mago que mata demônios no muque (mesmo!), e a irmã gema dele, Ilna, faz um pacto com um demônio e vira a mulher mais poderosa do lugar.

Todos eles juntos vão atrás de salvar Liane, a bela burguesinha, que está sendo usada pelo seu pai, mago malvado, para trazer sua mãe de volta da morte. Na verdade, o pai de Liane está sendo manipulado por uma presença maligna superior, Malkar, que sofre diversas derrocadas mas sempre volta com força total a cada mil anos.

Enfim. O caso é que, com toda essa confusão, o livro consegue se manter interessante até o final, mesmo com (ou por causa de) a presença de esqueletos de armaduras, insetos gigantes assassinos, a tartaruga da História Sem Fim, um demônio-gênio-da-garrafa (faça seu desejo!), um eremita fodão estilo Gandalf, pessoas que vivem em jangadas e finalmente uma fadinha esperta que anda por aí completamente pelada.

O que importa é a diversão. Eu acho.
Are you not entertained??

Título Original: Lord of the Isles (1997)
de David Drake (EUA)
Série Lord of the Isles Livro 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *