Livro: O Castelo Animado

Sophie Hatter é a filha mais velha de três, e sabe que por isso jamais terá algum destino interessante. Quando seu pai morre subitamente, sua madrasta manda suas duas irmãs para longe para aprenderem um ofício e deixa Sophie na chapelaria do pai. Cada dia que passa, Sophie se sente mais deprimida. Depois de algumas semanas, se dá conta de quem nem sai mais de casa, passando seus dias e noites enfeitando chapéus.

Num dia de extrema irritação, ela trata mal uma cliente mal-educada, e esta lhe lança uma maldição, já que se trata ninguém menos que a Bruxa das Terras Desoladas. Quando a bruxa vai embora, Sophie olha no espelho: foi transformada numa velha de noventa anos. Decidida a achar a bruxa para pedir que a volte ao normal, a velha Sophie pega suas coisas e sai caminhando para fora da cidade.

Logo ela tromba com o castelo animado: uma construção estranhíssima com diversas chaminés de onde sai fumaça preta, que se move magicamente pelas colinas próximas à cidade. Esse é o castelo do Mago Howl, conhecido por sua perfídia e por sua mania de comer o coração das belas jovens. Sendo velha, e estando muito cansada, Sophie tem zero medo do terrível mago Howl e entra no castelo decidida a achar um lugar para sentar.

Lá dentro descobre uma pequena cozinha imunda com um fogo falante na lareira que se apresenta como sendo um demônio do fogo e um garoto de quinze anos chamado Michael que é o aprendiz do mago. Logo ela também conhece o próprio Howl – que é apenas um moleque de vinte e poucos anos para o seu olhar de velha. Howl é simpático, extremamente bonito, poderoso e imaturo, e passa seus dias fugindo das responsabilidades e ‘devorando corações’ de garotas: ele as corteja até que se digam apaixonadas, e aí ‘o jogo perde a graça’ e ele dá o fora nas menina, indo procurar outra moça. Sophie declara que será a nova faxineira do lugar, e Howl não parece se importar.

Enquanto isso, a Bruxa das Terras Desoladas está atrás de Howl, o rei quer que ele encontre o príncipe que sumiu, Sophie descobre que Michael está apaixonado por uma de suas irmãs – e ela precisa também descobrir qual é o pacto que Howl tem com Calcifer, o demônio do fogo, antes que seja tarde demais.

Um dos melhores livros de fantasia juvenis, essa história divertida e bonita deu origem a uma das melhores animações de todos os tempos. Os personagens únicos, os diálogos impecáveis e a trama inteligente fazem uma leitura leve e rápida. Howl é um cara incrível, não é à toa que desde que o livro foi escrito a autora recebe mensagens querendo saber se ele está solteiro. Sophie é uma protagonista inteligente e determinada, e a história dela é das mais inspiradoras.

Um livro incrível que está nos meus top favoritos do mundo inteiro!

Howl’s Moving Castle (1986) de Diana Wynne Jones. Série Howl’s Moving Castle Livro 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *