Livro: As Mentiras de Locke Lamora

Locke-Lamora-UKA primeira vez que ouvi falar desse livro foi quando uma mina reclamou que não tinha personagem mulher na história e que isso era ruim e tals.
Aí eu ouvi falar que ele tinha entrado pra lista dos cem melhores livros de fantasia nos Estados Unidos.

E aí, bom. Já começa a ficar chato quando ouço falar muito de um livro; meu espírito de hipster se revolta; fui lá e comprei pra ler.

A ambientação é muito inteligente – adoro fantasias que saem da baladinha medieval – e se passa em Camorr, uma cidade estilosa tipo Veneza no Renascentismo, só que com magia, gladiadores que lutam com polvos gigantes, guildas de ladrões e alquimistas poderosos.

Locke Lamora é o líder pensador de uma simpática guilda de ladrões que está quebrando todas as regras num esquema mega elaborado de roubar dos nobres (algo totalmente proibido e tacitamente seguido por todas as outras guildas de ladrões).

Enquanto ele e seus colegas Jean Tannen, Calo, Gado e Bug (que na tradução ficou “Pulga”, achei fofo) se revezam em múltiplas personalidades para enganar um casal aristocrata ambicioso, no melhor estilo ‘Onze Homens e um Segredo’, algo está atrapalhando a vida de todos os ladrões de Camorr.

Alguém está assassinando pessoas de confiança do Capa de Camorr (o super chefão), e ninguém sabe como. Quando Locke tromba com o segredo, as pessoas começam a morrer como moscas à sua volta, e ele vai precisar de todas as suas artimanhas para se manter vivo.

Sobre a falta de mulheres: tá, existe mulher no mundo do autor. Não acho, no entanto, que só porque ele criou um mundo com mais mulheres do que 1 (uma), ele mereça uma estrelinha de parabéns. A menina que eu mencionei acima pediu ‘desculpas’ num outro comentário e disse que tem mulher no livro sim, ela que não tinha reparado. Muitas personagens mulheres são inclusive fodas, mas isso não muda o fato de que o grupinho do Locke é ‘only bros’ e é isso que talvez faça falta. Eu não acho que isso seja ruim, até porque o coitado do autor é homem e não dá pra esperar muito né, mas não foi algo que me incomodou durante a leitura e nenhuma mulher é colocada em situação que eu precise avisar OLHA NÃO LÊ PQ ESSE MANÉ É UM BABACA MACHISTA, que nem com Guerra dos Tronos ou o segundo volume de O Nome do Vento.

Então, jovens, vai nessa porque o livro é extremamente ágil, tem personagens incríveis e é pavorosamente empolgante: um dos melhores livros de fantasia DA VIDA e o que você tá fazendo que não foi ainda comprar.

Informações técnicas: The Lies of Locke Lamora (2006) de Scott Lynch. Série Gentleman Bastard Livro 1

Uma ideia sobre “Livro: As Mentiras de Locke Lamora

  1. Eu vou deixar um comentário. Primeiro, porque adoro quando comentam no meu. Segundo, porque gostei! Tenho um monte pra ler em casa, e quero acabar com a lista. Mas vou comprar esse aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *