Filme: Jogos Vorazes

Esse foi um dos poucos filmes que eu assisti antes de ter lido o livro no qual foi baseado.
Eu já tinha ouvido falar da história, até porque acompanho muito os lançamentos e os auês dos livros de fantasia infanto-juvenis e afins, mas não sei porque não tinha me interessado tanto.

Aí acabou que fomos ver o filme. E é um dos melhores filmes que vi ultimamente!

A história é a de Panem, um país que sugriu das cinzas dos Estados Unidos após uma guerra. O lugar é dividido em 12 distritos comandados por uma capital. No passado, os distritos se levantaram contra a capital, que os venceu e estabeleceu os Jogos Vorazes para lembrar a todos de que a capital é mais poderosa que os outros.
Então, nos Jogos Vorazes, um garoto e uma garota de 12 a 17 anos são sorteados de cada distrito, são treinados a usar armas, e são jogados numa arena televisionada para lutarem até a morte.
Quando sua irmã mais nova é sorteada para participar dos Jogos Vorazes, Katniss, que tem 16 anos mas cuida da família praticamente sozinha, se oferece para participar em vez da irmã.

Pode até ser que a ambientação distópica, ou a ação da Arena, ou o Liam Hemsworth ser gatchenho, ou a história em si, tenham feito com que as pessoas gostassem desse filme.
Mas pra mim só existiu uma razão:  Jennifer Lawrence.

Ela chamou a atenção da crítica no premiado Winter’s Bone, de 2010, e também participou de X-Men: First Class.

Eu não sei o que essa menina tem, mas o que quer que seja, ela tem de sobra. Não é o fato dela ser bonita (ela é) ou ter um corpo legal (ela tem), mas é o porte da garota, o jeito dela olhar pra câmera, a capacidade de atuação que convence.
A ambientação do livro não é tudo isso, e no filme as coisas não melhoraram. A ação dentro da Arena quase não é mostrada no livro, e no filme tiraram quase toda ela para manter os espectadores de faixa etária menor.

Mas apesar de tudo o filme funciona, por causa de vários elementos, mas principalmente por causa da atriz principal. Foi ela que me deixou fascinada com a situação pela qual ela estava passando, e me identifiquei com a personagem de uma forma que seria completamente impossível caso fosse mais uma gostosete em expressão que a interpretasse.
A Katniss do livro, inclusive, me pareceu menos viva do que a Katniss do filme.
Não posso deixar de falar de Haymitch e Cinna e Flikerman, que ganharam intérpretes dignos no cinema (quem melhor do que Tallahasse para interpretar Haymitch, não é mesmo) e fizeram com que o filme tivesse surpreendente apoio de atuações para uma besteira infanto juvenil de ação.
O elenco de apoio não faz feio, e traz o gatésimo irmão do Thor, a fofa da Rue, Wes Bentley, Elizabeth Banks e o power Donald Sutherland.

Eu diria que o filme só não é perfeito pelas falhas que ele herdou do livro, como a ambientação falha de Panem. Mas como entretenimento de fim de semana, ele mais do que cumpre o que se propõe.

Jogos Vorazes (The Hunger Games) – 2012
de Gary Ross
com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Stanley Tucci, Wes Bentley, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Woody Harrelson, Lenny Kravitz, Donald Sutherland

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *