Livro: If Death Ever Slept

Jarrell é um milionário chato que acha que a nora está roubando segredos de negócios dele. Ele quer contratar o grande detetive Nero Wolfe para provar que a moça “é uma cobra” e para fazer com que o filho dele se divorcie dela.

1. Nero Wolfe não trabalha com divórcio (Jarrell ignora essa parte e continua insistindo)
2. Nero Wolfe não vive sem seu assistente Archie Goodwin (Jarrell quer que Archie finja ser seu secretário para descobrir os podres da nora)
3. Jarrell chega para fazer a proposta dele num dia em que Wolfe e Archie estão brigados, e Wolfe acaba topando mandar o Archie pra casa de Jarrell só pra ouvir o Archie se recusar. Só que é óbvio que o Archie não se recusa – apesar de não ir com a cara do Jarrell, Archie também não vai dar o braço a torcer.

O resultado é que Archie vai morar na mansão de Jarrell com o nome de Alan Green, o novo secretário, e pensa seriamente em desistir do caso quando Jarrell oferece dez mil dólares para ele inventar algo contra a tal nora-cobra. Só que aí alguém vai lá e rouba a .38 do escritório de Jarrell.
E no dia seguinte o antigo secretário do milionário, suspeito de ser mancomunado com a nora para roubar os tais segredos de negócios, é encontrado morto, com um furo de .38 no meio da cabeça.

Aí a coisa fica séria.

Mais uma aventura do detetive obeso, sedentário e genial Nero Wolfe com seu assistente enérgico, mulherengo e bonitão Archie Goodwin. Eu sempre gosto quando as brigas dos dois causam situações idiotas, e esse caso todo se mostra uma idiotice desde o começo, mas nenhum dos dois quer admitir que estava errado e resolvem levar a coisa até o fim.
Archie começa um pequeno caso com a filha de Jarrell, a única mais normal da família – que escreveu um poema sobre um esquilo que ela matou quando criança, vejE bem a normalidade – e descobre que a tal nora pode ser mais perigosa do que parece.

Um dos livros bons da série. Recomendo.

Informações técnicas: If Death Ever Slept (1957) de Rex Stout. Série Nero Wolfe Livro 29

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *