Personagem: Hugh Beringar

Todo detetive precisa de um sidekick, manda a cartilha dos autores. E enquanto uns ganham gente mais legal (Archie!) e outros ganham gente mais chata (Hastings!), Cadfael é um monge na Inglaterra medieval, então temos que ter um sidekick apropriado.

Entra então Hugh Beringar, xerife de Shrewsbury e agente do rei Stephen.

Da primeira vez que vemos Hugh, nós, assim como Cadfael, não sabemos o que esperar dele. Afinal, o rei Stephen havia acabado de vencer um cerco e mandado enforcar dezenas de pessoas nas ameias do castelo para servirem de exemplo.
Primeiro que Cadfael não estava muito certo de se devia confiar em alguém que seguia um rei sanguinário desses.
Segundo que Cadfael descobriu que seu novo assistente no herbário era uma garota vestida de menino para fugir dos seus algozes. E ela era ninguém menos do que a filha do inimigo do rei que segurara o castelo de Shrewsbury durante o cerco só para desaparecer através dos dedos do rei Stephen logo antes do castelo ser invadido.
O rei pagará caro pela garota. Cadfael não tem dúvidas de que tentará ajudá-la a cruzar a fronteira para o país de Gales.

E Hugh Beringar, além de poder ganhar uma grande vantagem perante o rei ao entregar a garota a ele, também é o prometido em casamento da garota, e tem direito a ela por lei.

A primeira missão de Cadfael é, então, travar uma batalha de intelectos com Hugh para conseguir levar a garota até o País de Gales a salvo.

Claro que Cadfael ganha, e Hugh, gente boa que ele é, acha o máximo ter sido vencido por um monge atarracado de meia idade.

E eles viram melhores amigos.

Hugh acha que, se ele ama Stephen, qual o problema de ter alguém que ama Maud com a mesma intensidade, desde que a pessoa não seja espião ou assassino.

Eu gosto de Hugh porque ele é iteligente, bonitão, honesto e leal. Eu gosto dele porque ele sempre está do lado dos mais fracos, e porque ele não tem preconceitos, e porque ele fecha os olhos quando o Cadfael precisa esconder alguém que está contra o rei.

Eu gosto de Hugh porque, mesmo ele sendo um xerife, e fodão, é interessante ver a vida familiar dele, típica do universo medieval que a autora quer retratar.

Quem: Hugh Beringar
Onde: Série Crônicas do Irmão Cadfael
De: Ellis Peters

Uma ideia sobre “Personagem: Hugh Beringar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *