Livro: Hora Zero

Hora.ZeroEsse é mais um livro da Agatha Christie com narrativa pouco convencional para o gênero. Em vez de começar com o assassinato, o livro mostra a vida de várias pessoas que só vão se encontrar lá quase no final do livro, quando alguém finalmente é morto de forma brutal. Essa característica deixa o livro mais interessante, pois não queremos apenas saber quem é (ou vai ser) o assassino, mas também quem será morto, quem está agindo de forma dissimulada e quem tem segundas intenções antes mesmo do crime ser cometido.

Enquanto quem lê fica cheio de ansiedade, a narrativa apresenta os personagens da trama. Primeiro, o triângulo amoroso: o bem sucedido jogador de tênis Nevile Strange, sua segunda esposa exuberante Kay e sua ex-esposa séria Audrey, que vão todos passar as férias na propriedade de uma parente de Nevile, Lady Tressilian. Como se isso não bastasse para criar desconforto, vão parar lá o amigo da família Thomas Royde, que sempre gostou de Audrey, e o jovem esportista Ted Latimer, que é apaixonado por Kay. Os aparentemente desconectados Mr. Treves, o advogado, e Andrew MacWhirter, um suicida mal sucedido, trazem mais movimento a pontos importantes da história.

De forma geral, é um livro que me divertiu mais pela forma diferente com que a autora se aproximou do assassinato do que pelo mirabolante plano da pessoa que cometeou o crime. Mas, é uma boa pedida, especialmente para aqueles que curtem a ambientação de aristocracia decadente em que a autora se especializou. Recomendo como leitura interessante.

Informações técnicas: Towards Zero (1944) de Agatha Christie. Foi o 5º livro da autora com o detetive Superintendente Battle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *