Livro: He´s Just Not That Into You

Ele não está tão afim de você se ele não te liga. Ele pode dizer que ficou preso no trânsito; que a mãe estava doente; que o cachorro quebrou a perna. Se ele estivesse afim de você, ele ligaria.

Ele não está tão afim de você se ele não quer namorar. Ele pode estar saindo de um outro relacionamento; pode querer um tempo sozinho; pode estar ocupado com o trabalho. Se ele estivesse afim de você, te pediria em namoro.

Ele não está tão afim de você se ele te trata mal. Ele pode ter péssimos exemplos em casa; pode ser um desligado mas que gosta de você de verdade; pode estar querendo te ajudar quando aponta seus defeitos. Se ele estivesse afim de você, te trataria bem na frente dos seus amigos e da sua família.

Escrito por um dos roteiristas de Sex and the City, esse livrinho tem um formato divertido e aborda questões que podem parecer básicas, mas que já passaram pela cabeça de toda mulher que está em busca de um relacionamento.
Primeiro, o autor diz uma máxima dessas, “ele não está afim de você se ele não te liga”, e depois explica o porquê. Aí vem uma sessão de “cartas”, onde mulheres fictícias desfiam seus problemas, e o autor responde às cartas sobre um determinado tema. 
Depois, a autora, que é solteira, comenta “porque isso é difícil pra gente”, e no final do capítulo um depoimento, dessa vez real, de uma garota que leu o livro, seguiu as idéias que ele coloca, e é agora mais feliz.

A idéia geral é de que é melhor sozinha do que mal acompanhada, e que muitas mulheres, apesar de concordarem na hora com tal frase, fazem exatamente o contrário: arranjam um cara bizonho, grosso e desinteressado pra iniciar um relacionamento porque não aguentam mais passar o fim de semana assistindo filmes românticos na companhia do cachorro de estimação. O autor tem palavras de incentivo dignos dos melhores livros de auto ajuda (“você tem que fazer isso e isso porque você merece” ou “você é sexy e atraente, porque não deveria fazer isso e aquilo?”) que deixam a gente bem empolgadas, mas logo depois, quando vemos que ele está muito bem casado com a mulher da sua vida não resistimos pensar “ah, mas pra você é fácil!. É, inclusive, um discurso que a autora propõe: mesmo que sejamos sexys, interessantes e tudo o mais, existem comprovadamente menos homens disponíveis apresentáveis do que mulheres…
Um livrinho bem interessante, que faz toda mulher solteira repensar suas táticas, e toda mulher acompanhada repensar seu relacionamento.

No entanto, é também um livro superficial e cheio de clichês – não que isso seja uma crítica negativa – que pode colocar umas tantas idéias erradas na sua cabeça: muitas vezes (a maior parte das vezes) você é sim aquele caso que o autor não aborda. Tendo isso em mente, é uma leitura divertida.

4 ideias sobre “Livro: He´s Just Not That Into You

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *