Livro: Heir to the Empire

 

Não só o melhor livro do Universo Expandido Star Wars como também um excelente livro de aventura e ficção científica. Impossível não se empolgar.

Guerra nas Estrelas: Era uma vez um filme que fez um sucesso tão estrondoso no fim dos anos 70 que virou referência eterna da cultura pop, do merchandising e dos filmes de aventura em geral. Lógico que o filme teve continuação, mas em ’83 tudo parecia acabado e o terceiro filme da série fechava todas as pontas soltas.
Era o fim da história de Luke Skywalker, Leia Organa e Han Solo na sua luta contra o maligno Império Galáctico.
Em 1991, Timothy Zahn, um autor de relativo sucesso, conseguiu a autorização do diretor dos filmes e criador da série, George Lucas, para continuar a história dos tão amados personagens em forma de livro.

Surgiu a que é conhecida como A Trilogia de Thrawn, que foi campeã de vendas e começou com uma mania que existe até hoje: livros oficiais da cronologia de Guerra nas Estrelas, autorizados pelo autor da série e que continuam (ou descrevem eventos passados) a história dos personagens apresentados ao público nos filmes.

Os personagens são os mesmos do filme Guerra nas Estrelas, e os eventos descritos acontecem cerca de cinco anos após os acontecimentos narrados no filme O Retorno de Jedi. Leia Organa Solo é uma das senadoras da Nova República, e está constantemente tendo que largar seu treinamento Jedi e seus cuidados com a gravidez para resolver conflitos internos do governo. Han Solo tem enormes dificuldades para conciliar seu temperamento explosivo e seu passado de contrabando com suas responsabilidades dentro do conselho da Nova República. Luke Skywalker, por sua vez, sente-se mal por estar no centro do antigo Império em Coruscant, trabalhando pela Nova República, ao mesmo tempo em que está inseguro no seu uso da Força.

O trio, junto com os personagens familiares Chewbacca, R2, 3Po e Lando, terá que lidar com alguns problemas bastante complicados, que, entre outros, têm a ver com o fato de que o Império ainda resiste, e um Grand Admiral que é um gênio da tática de guerra está tramando o fim da Nova República. Além disso, há um espião imperial infiltrado nos mais altos escalões do governo em Coruscant, que constantemente passa informações sigilosas para os imperiais, e ninguém consegue descobrir quem é a pessoa. O que não seria tão dramático se alguém não estivesse tentando raptar Leia.

O livro dá a impressão de que estamos no meio de um filme de Star Wars, com a musiquinha do John Williams ao fundo e todas aquelas explosões no meio do espaço. A história não para um segundo e deixa o leitor sem fôlego, empolgadíssimo para descobrir o próximo capítulo. Os personagens já conhecidos são verossímeis e os novos personagens logo conquistam com suas personalidades interessantes, e a ambientação impecável só ajuda.
Um excelente livro de aventura, que faz com que os personagens criem vida na nossa frente além de serem fiéis ao espírito dos personagens do filme, ganhou recentemente (UPDATE 2017) tradução e capas incríveis da editora Aleph.
Vale muito a pena e nem precisa ser fã de Star Wars!

Título Original: Heir to the Empire (1991)
de Timothy Zahn (EUA)
Série Trilogia Thrawn Livro 1

3 ideias sobre “Livro: Heir to the Empire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *