Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal

No começo eu desconfiei desse livro, já que desconfio de todo best seller por princípio.

Mas depois começou a ficar chato: todo mundo que eu conhecia já tinha lido, e o livro era obviamente de um estilo que me agradava, segundo todos os meus amigos.

Depois de o ouvir de praticamente todo mundo que eu conhecia o que é que eu achava de tal livro, me enchi e resolvi, uma bela tarde numa livraria, ler as primeiras páginas pra ver do que se tratava.

E nunca mais larguei.

Claro que é uma história cheia de clichês; claro que é um mundo que tem muito de mágico e pouca magia; claro que a maioria dos elementos da trama vieram de outros grandes clássicos da literatura.
Mas é uma história bastante original e empolgante, com personagens cativantes e ao mesmo tempo parecidos com alguém que você conhece.
Além disso, é claro, tem o jeito da Rowling escrever, que dá a impressão que você está na frente dela conversando.
Ah, gente, não é uma obra prima, é só um livro muito legal, simpático e com o coração no lugar que reúne diversos elementos míticos para conquistar o leitor.

Funciona.

A história, pra algum ET que não a conheça, é a de um menino de onze naos que descobre que é um bruxo e é mandando para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
E ele também descobre que ele é o único que sobreviveu a um ataque do evil overlord dos bruxos, Voldemort, que por acaso sumiu no dia em que tentou matá-lo, deixando apenas uma cicatriz em forma de raio na testa do Harry.
Na escola, Harry encontra novos amigos, como Ron e Hermione, novos inimigos, como Draco Malfoy, e novos professores, como McGonagall (transfiguração) e Flitwick (feitiços) – pra não mencionar o terrível Snape (poções).
Logo Harry e seus amigos descobrem que a famosa pedra filosofal está escondida no castelo de Hogwarts, e que existe uma conspiração entre os próprios professores para roubá-la.

Diversão garantida.
E conseguir lembrar de quando esse livro foi lançado pela primeira vez me faz me sentir velha.

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997)
Título original: Harry Potter and the Philosopher’s Stone
De J.K. Rowling (Reino Unido)
Série Harry Potter Livro 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *