Livro: Grimspace

ann aguirre - grimspace

Sirantha Jax é uma ‘jumper’: ela é uma navegadora do grimspace, uma espécie de espaço paralelo onde se viaja mais rápido do que a luz. Por ter essa habilidade rara e útil, ela é tratada como celebridade pela Corp, a organização que controla as viagens espaciais. Mas aí  a nave dela cai num planeta e ela é a única sobrevivente – de uma nave de passageiros cheia de políticos e representantes planetários. E a Corp a acusa de ter sido a causadora do acidente. Sem ter memória alguma do que ocorreu e em depressão por ter perdido seu amante, o piloto da nave, ela está conformada com seu destino na unidade psiquiátrica da Corp.

E então o misterioso e bonitão March invade sua cela, oferecendo liberdade em troca da sua mudança de lealdades. Percebendo que essa vai ser sua única chance, Jax aceita a proposta e começa a rever todos os seus conceitos – e a pensar se a Corp é mesmo a melhor escolha para monopolizar as viagens pelo Grimspace.

Jax é uma protagonista interessante. Sem uma parte da memória, sofrendo pela perda do amado e jogada num ambiente de excluídos com o qual ela não está nem um pouco acostumada, ela é obrigada a fazer decisões importantes, e rápido. O previsível romance com March acontece, sim, mas sem tirar a força de Jax, ao contrário de muitos romances inseridos em histórias de aventura que transformam a garota forte numa chorona por causa do homem, e com momentos tocantes que humanizam os personagens. Enquanto isso, o pessoal coadjuvante é excelente, com todos bem desenhados e fazendo papéis importantes para a trama.

A história em si segue pontos clichezentos mas nem por isso menos divertidos: a pegada do livro é uma mistura de Guerra nas Estrelas com GURPS Infinite Worlds muito satisfatória que deixou a coisa toda empolgante e fácil de ler. Fiquei interessada e pretendo ler o próximo volume da série, Wanderlust.

Informações técnicas: Grimspace (2008) de Ann Aguirre. Série Sirantha Jax Livro 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *