Livro: Ender’s Shadow

Esse livro, que foi publicado após o quarto volume da série Ender’s Game, iniciou uma série paralela de sucesso equivalente. Enquanto a série de Ender segue a vida de Andrew Wiggin, responsável pela derrota dos invasores alienígenas e pela salvação da Terra, Ender’s Shadow segue a história de Bean, seu primeiro tenente na guerra e, como esse livro mostra, uma pessoa muito mais importante do que aparentava ser.

A narrativa começa com Bean quando ele é um garoto de rua em Rotterdam, e mostra como sua inteligência extraordinária o ajuda a sobreviver – até que ele é finalmente levado à Battle School, onde as maiores inteligências mirins estão sendo treinadas para a eminente guerra contra os ETs.

Bean a princípio se ressente por Ender ser o escolhido para ser o líder, pois Ender é obviamente menos inteligente do que Bean. Mas quando ele percebe os motivos pelos quais Ender foi escolhido – e as provações pelas quais Ender passa durante os treinamentos – ele rapidamente estabelece uma amizade enorme com Ender e se torna uma espécie de protetor dele.

O livro é interessante porque, ao mesmo tempo em que segue uma série de pontos familiares para quem leu Ender’s Game ele também mostra várias novidades da vida de Bean – que também não é nem um pouco fácil. Então tem para todos os gostos: aqueles que gostaram do livro original vão se divertir com uma nova visão sobre a escola de combate. Aqueles que queriam ver mais sobre a Terra que Ender deixou para trás ao final do livro também vão ter essa oportunidade. E finalmente, temos mais de Bean, que é sem dúvida um dos melhores personagens do livro.

Mesmo que você não tenha lido a série original, esse livro é uma excelente pedida: um livro de ficção científica competente, com doses bastante interessantes de desenvolvimento dos personagens e uma ambientação original.

Recomendo!

Título Original: Ender’s Shadow (1999)
De Orson Scott Card (EUA)
Série Ender’s Game Livro 5 (ordem de publicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *