Livro: Clouds of Witness

192888

Lord Peter está passando férias em Corsica mas se vê obrigado a voltar pra casa às pressas, pois o Capitão Denis Cathcart, noivo de sua irmã Mary, foi encontrado morto por um tiro na casa de campo do Duque de Denver, irmão mais velho de Peter e Mary. O principal suspeito: o Duque de Denver.

A situação: durante uma estadia com diversos hóspedes em sua casa de campo, incluindo Lady Mary e seu noivo Capitão Cathcart, o Duque recebe uma carta de um amigo de infância dizendo que o Cathcart trapaceava nas cartas. Desejando esclarecer o caso, o Duque enfrenta o futuro cunhado numa discussão que acarreta em briga que todos os hóspedes ouvem. Cathcart sai batendo a porta; o Duque sai para dar uma volta.

Quando o Duque retorna à casa, às três da manhã, encontra o corpo de Cathcart. Lady Mary sai pela porta nesse momento, e diz: “Oh, você o matou!” e depois diz à polícia que tinha pensado tratar-se de um ladrão. A bala que matou Cathcart pertencia a um revolver do Duque.

Lord Peter, que é detetive nas horas vagas, não hesita em assumir o caso e colocar seu amigo Inspetor Parker no lugar da incompetente polícia local. Infelizmente, o Duque se recusa a dizer onde estava “dando uma volta” de horas antes de encontrar o corpo. A presença de pegadas suspeitas que apontam para um terceiro homem presente à hora do crime não ajuda em nada, e Parker e Lord Peter começam a suspeitar de Lady Mary, que afinal estava de pé, vestida, às três da manhã, com a desculpa pouco provável de que tinha ouvido um barulho e viera investigar.

Lord Peter, sempre alegre e falante, mesmo com o irmão preso por assassinato e a irmã como suspeita substituta, é um protagonista detetive dos mais agradáveis. O inspetor Parker – que é logo afetado pelo belo rosto da viúva Lady Mary – e a mãe de Peter, a Dowager Duchess, são excelentes coadjuvantes. A trama é de prender a atenção e o mistério é dos mais interessantes. Esse segundo livro sobre as peripécias do nobre (literalmente) detetive Lord Peter não deve nada ao primeiro e é uma ótima leitura. Recomendo!

Clouds of Witness (1926) de Dorothy L. Sayers. Série Lord Peter Livro 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *