Livro: Cidade das Sombras

Na cidade de Ember, a única luz durante o dia vem dos grandes postes elétricos. Durante a noite, a escuridão é completa.

Aos doze anos, os jovens em Ember se formam e são sorteados para diversos empregos.
Lina quer ser mensageira: o que ela mais gosta de fazer é correr pelas ruas da cidade.
Doon quer ser assistente de eletricista: ele sabe que o gerador de eletricidade responsável pela energia de toda a cidade está com problemas, e acha que pode consertá-lo.
Mas Lina é sorteada para ser encanadora, e Doon ficou com o trabalho de mensageiro.
Angustiado por perder tempo na superfície da cidade, Doon concorda em trocar de trabalho com Lina.
Porque Ember está com problemas. As lâmpadas que se queimam não estão mais sendo substituídas; os apagões, que fazem com que a cidade fique às escuras em pleno horário do dia, estão cada vez mais frequentes; os poucos alimentos que os cidadãos conseguem plantar estão nascendo impróprios para o consumo; e o mais assustador de tudo: os depósitos de suprimentos estão ficando cada vez mais vazios.
Quando Doon descobre que não só não sabe como consertar o gerador como também ninguém parece sabê-lo, quase se desespera – ainda mais porque o próprio prefeito parece mal se importar com o fato.
Enquanto muitos dos cidadãos entram para uma seita que acredita que os construtores – que fizeram a cidade – vão voltar para resgatá-los, outros ficam imaginando, temerosos, o que existe para além das luzes elétricas da cidade, onde há a escuridão absoluta.
É aí que Lina encontra uma velha caixa de metal na bagunça da casa dela. Dentro, um papel que parece ter sido escrito pelos construtores – e que ela poderia decifrar se sua irmãzinha não o tivesse mastigado antes.
A corrida contra o tempo começa – pois Doon e Lina têm de descobrir como sair de Ember antes que o gerador pife de vez ou a comida acabe completamente.
Um dos melhores livros juvenis que já li na vida, com personagens carismáticos, uma história genial e um final surpreendente.

Muito, muito legal.

Ah! E leiam o que eu achei do filme!

4 ideias sobre “Livro: Cidade das Sombras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *