Livro: Century – O Anel de Fogo

Ganhei de Natal esse livro, mas o fim de ano foi tão corrido que só consegui ler na minha uma semana de férias…

Achei-o interessante, para uma aventura de fantasia infanto-juvenil. Pena que ele termina de um jeito que deixa muitas pontas soltas – certamente abrindo espaço para uma continuação, mas mesmo assim de forma um tanto irritante.

A história é a de quatro crianças que se encontram Roma e descobrem fazer parte de uma série de acontecimentos misteriosos que podem levá-los a um poderoso artefato conhecido como Anel de Fogo.

Dentre as coisas de que gostei, há a ambientação: quem escreveu o livro tem obviamente um enorme conhecimento sobre Roma, e as descrições da cidade e de sua história são muito agradáveis. Além disso, os adultos explicam as coisas para as crianças de uma forma interessante, o que pode até fazer com que leitores mirins se interessem por pessoas como Nero e Alexandre, o Grande. Outra coisa de que gostei muito foi o vilão: enquanto a narrativa tem um tom infantil bastante acentuado, o vilão é de verdade, violento e tudo, e é ameaçador o suficiente deixar as cenas em que ele aparece bastante empolgantes.

Entre as coisas que eu não gostei estão as personalidades das crianças: Elettra é a aventureira, Mistral é a artista, Sheng é o nerd e Harvey é o cético mal humorado. E eles passam o livro inteiro nessa pegada.

Claro que, tendo em vista que este é um livro para crianças bem mais novas, isso não é de todo ruim, mas pra mim isso fez com que a história por vezes ficasse previsível e cansativa.

De qualquer forma, foi uma leitura que me prendeu – mesmo que apenas a partir do meio do livro – e assim que tiver oportunidade pretendo ler os outros livros da série. Para os que gostam de livros de aventura descompromissada, o livro entrega o que promete.

2 ideias sobre “Livro: Century – O Anel de Fogo

  1. tambem li esse livro e adorei. ganhei de Natal e li em 3 dias ( o tempo que eles ficam em Roma). assim como vc pretendo ler os outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *