Livro: Bloody Jack

 

Being an Account of the Curious Adventures of Mary “Jacky” Faber, Ship’s Boy

Mary Faber é uma garota órfã que cresce nas ruas de Londres numa gangue de mendigos. Quando seu melhor amigo é assassinado, ela vê sua chance e resolve roubar as roupas dele, se vestindo de homem para ter mais possibilidades de sobreviver.

Quando ela encontra um navio que precisa de novos grumetes, ela se destaca entre os garotos do porto porque sabe ler – seu pai fora professor antes de morrer de uma epidemia.

Se apresentando como Jack Faber, Mary agora faz parte da tripulação do H.M.S. Dolphin, que vai procurar por piratas. Jackie, como é conhecida, faz novos amigos e inimigos entre os outros garotos do navio, e sua coragem e bom humor logo chamam a atenção do resto da tripulação – daí o apelido de Bloody Jack (algo como Jack Sangrento).

Apesar de Mary começar a história com cerca de doze anos, esse não é um livro infantil bobinho. A autora fez sua lição de casa, e a ambientação histórica está impecável.
Eu que adoro piratas não podia acreditar na minha sorte de ter descoberto essa excelente série. Mary é uma ótima protagonista, com suas inseguranças e infantilidade e depois com a maturidade típica das garotas.

A ação e a aventura acontecem ao mesmo tempo que o romance, e o livro é uma boa pedida para todos os gostos. No entanto, tem uma pegada muito realista, e os de estômago fraco podem se chocar um pouco. Afinal, se a vida de um marinheiro não era nada fácil, a de um grumete era dez vezes pior.

Eu gostei muito da forma como a “narradora” escreve de forma bem informal no começo, e quando ela começa a ter aulas com o pastor do navio a linguagem dela vai se tornando mais culta. É um cuidado a mais que a autora tomou e que dá a idéia de que o livro foi muito bem pensado.

O livro me lembrou uma versão mais infantil de Master and Commander, que eu adoro, e não me desapontou em nada.
Mal posso esperar pelo próximo volume da série!

Título Original: Bloody Jack
De L.A. Meyer
Série Bloody Jack Livro 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *