Livro: Black Orchids

Com dois excelentes contos do detetive Nero Wolfe, o autor Rex Stout nos presenteia com tramas envolventes, personagens interessantes e bastante mistério.

Logo no começo da história o narrador Archie Goodwin está de saco cheio de ficar na feira de flores por tantos dias seguidos. No entanto, precisa fazer o que o chefe manda, e seu chefe, o detetive Nero Wolfe, está se corroendo de inveja: o milionário Lewis Hewitt conseguiu produzir, em suas estufas, impossíveis e únicas orquídeas negras. Wolfe, que é um dos melhores criadores de orquídea do país, quer se matar de ódio que o colega tenha conseguido as flores e ele não. Por isso, manda Archie à feira de flores para ficar olhando as orquídeas negras e depois voltar pra casa relatando os detalhes de cada pétala.

Apesar de estar bastante irritado com aquele monte de gente se acotovelando e achar as tais orquídeas só mais um punhado de flores, Archie fica feliz por ir tantas vezes à feira porque encontrou sua futura esposa: uma bela moça que faz uma atuação junto com um colega num stand montado por um grupo de floristas. Durante mais de hora, a moça fica fingindo estar num piquenique no meio de um prado artificial, tira as meias e lava os pés num riacho artificial e de forma geral faz com que a feira inteira pare para ver suas pernas.

Quando Wolfe finalmente se digna a ir para a feira para ver por si mesmo as tais flores, Archie descobre que alguém escolheu justamente aquele dia para dar cabo de Harry Gould, o jovem que estava fazendo a performance junto com a moça bonitinha. Em um momento em que ele, de acordo com o script, fingia dormir com a cara coberta por um jornal, alguém atirou nele usando um método original de amarrar um barbante em uma espingarda.

Wolfe logo descobre que o tal barbante foi amarrado na bengala justamente do milionário Hewitt e se dispõe a descobrir quem foi que matou Gould – sob a pequena condição de que o Sr. Hewitt entregue a Wolfe as orquídeas negras.

 

Depois que chegamos ao fim desse conto, que é sem dúvida um dos melhores do detetive, temos uma segunda parte onde uma famosa organizadora de festas está sendo chantageada e daí morre, deixando Wolfe putíssimo com o chantageador/assassino. Mas esse conto é só na média, apesar do final satisfatório, porque na comparação com o primeiro acaba perdendo: as peripécias de Archie na feira de floristas são impagáveis e deixam a primeira parte do livro genial demais.

Infelizmente o livro não existe em português.

Black Orchids (1942, compilação de Black OrchidsInvitation to Murder), de Rex Stout. Série Nero Wolfe Livro 9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *