Personagem: Bilbo

Como esse mês sai a primeira parte do Hobbit, como não falar do Bilbo?

Afinal de contas, ele não só foi o primeiro hobbit a ficar famoso como também foi responsável pelo achamento da principal “arma” usada contra Sauron na guerra que terminou com a terceira era da Terra Média.
A questão com o Bilbo que faz com que ele seja tão interessante é que ele é o típico cara que gosta de ficar em casa e curtir os luxos que só uma boa casa pode proporcionar: Bilbo teve a sorte de ser o herdeiro de uma generosa fortuna dos seus familiares e vive sozinho e contente numa luxuosa residência no Condado.
Bilbo gosta de comer, beber, ler bons livros e ter uma vida perfeitamente tranquila, mas acontece que um dia ele acaba irritando um certo mago, que deixa uma certa marca na sua porta, o que leva a um certo número de anões aparecer por ali um certo dia pra dar um oi e fazer uma certa proposta.
Eu nunca vou saber se o Gandalf colocou o Bilbo nessa por pura sacanagem ou porque definitivamente tinha uma suposição de que o Bilbo seria útil na história. Afinal, hobbits são sim resistentes e lidam até que bem com aventuras, apesar do seu amor pelo conforto, mas o principal motivo de Bilbo se sair tão bem na empreitada é o anel, e Gandalf não tinha como saber que ele iria encontrá-lo.
Fato é que Bilbo é arrastado pelo mundo, sem ter lavado a louça e sem nem mesmo levar um lenço para a viagem, numa busca dos anões que é “apenas” a de entrar na caverna que outrora lhes pertencera e lidar com um dragão que muito rudemente havia comido todos os anões que ali  viviam e pegado todo o tesouro para si.
Bilbo a princípio parece uma adição pouco útil ao grupo, já que só reclama que tudo está desconfortável e não há comida o suficiente. Mas mais de uma vez ele se mostra corajoso, criativo e com as melhores idéias para tirar todo mundo de uma enrascada – vide trolls na floresta e a corte do rei em Mirkwood, pra não falar do próprio Smaug.
E é essa realmente a grande qualidade de Bilbo: mesmo sendo um cara que gosta de ficar em casa, averso a aventuras e nem um pouco atlético, Bilbo toma gosto pela coisa e vai se tornando uma pessoa diferente ao longo da peripécias por que passa.
Bilbo provou ao mundo o quão inteligentes, resistentes e cheios de artimanhas são os hobbits, e mostrou que estes são excelentes companheiros de aventuras.

Quem: Bilbo Bolseiro
Onde: O Hobbit / O Senhor dos Anéis
De: J.R.R. Tolkien

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *