Adaptação: Um Gato Entre os Pombos

O Livro –
publicada em 1959, a trama gira em torno de misteriosos assassinatos de professoras num exclusivo colégio para garotas na Inglaterra, envolvendo também uma revolução no Oriente Médio, uma princesa estrangeira e um punhado de rubis valiosos.
Como já disse várias vezes, o que eu mais gosto nesse livro é a narrativa que parte de múltiplos pontos de vista, especialmente o de Julia Upjohn, uma estudante, e da Miss Bulstrode, a diretora da escola.

O Filme –
filmado em 2008, é mais um dos episódios da famosa série de TV que tem David Suchet como Hercule Poirot. Para os pottermaníacos, uma das garotas coadjuvantes é a Cho!
O mistério é bem feito, o motivo do Poirot estar lá no meio é inteligente, o assassino não é óbvio.
Com certeza, um dos melhores episódios da série que eu vi até agora.

Filme x Livro
Eu gostei muito da adaptação que fizeram. Como sempre, na série, eles arranjaram um jeito de Poirot estar na cena do crime desde o início – enquanto no livro o que acontece é que a garota Julia vai até a casa de Poirot com as jóias para contar o que aconteceu, no filme fizeram Poirot ser um grande amigo da diretora da escola, Miss Bulstrode, que pede que ele fique um tempo com ela para ajudá-la a escolher uma sucessora quando ela se aposentar.

M. Poirot e Miss Bulstrode

Ao contrário de outros episódios, achei que essa justificativa para o Poirot estar lá não ficou ruim, não. Já deixou claro um dos motivos dos crimes, que é a sucessão da Miss Bulstrode, e deu a chance para o Poirot estar sempre no meio da ação.

As atrizes que fazem as garotas e as professoras são excelentes – Miss Grinch extremamente desagradável, Miss Rich adequadamente adorável e Harriet Walter, uma consagrada atriz inglesa, está excelente como Miss Bulstrode.

O mistério é bem construído e as reviravoltas são bem pensadas, dando ao filme um caráter independente e ao mesmo tempo sendo uma excelente adaptação da obra de Agatha Christie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *