Livro: A Feira de S. Pedro

A cidade de Shrewsbury foi muito danificada no cerco do último inverno, na guerra civil que assola a Inglaterra do século XII.

A feira em homenagem ao padroeiro da abadia da cidade trará enormes lucros aos monges, e os comerciantes exigem uma porcentagem dos ganhos para auxiliar na reconstrução dos muros da cidade. O abade recusa o pedido, alegando que os muros não protegem a abadia e que os cidadãos já recebem o aluguel do espaço durante a feira.
Quando um grupo de jovens pede que os próprios feirantes os auxiliem e são solenemente ignorados, instala-se uma baderna entre as barracas, e o comerciante Thomas de Bristol, imponente e orgulhoso, enfia uma bengalada na cara do jovem Philip.

Claro que, quando Thomas é encontrado morto na manhã seguinte, todas as suspeitas recaem sobre o jovem, que além de tudo está perdidamente apaixonado por Emma, a bela sobrinha de Thomas.

Cadfael, o monge ex-cruzado, como sempre, está no meio da confusão, e não demora a perceber que a morte de Thomas não só não foi obra de Philip como também não parece ter sido cometida por um simples ladrão de feiras, como quiseram fazer crer quando sumiram com todos os seus pertences pessoais antes de jogá-lo no rio.

Como a ajuda de Hugh Beringar, assistente do xerife, Cadfael tem que achar o assassino de Thomas, descobrir os motivos para tal ato ter sido cometido e ao mesmo tempo proteger a próxima vítima: a jovem Emma, que gosta de Philip como a um irmão e está caidinha pelo belo nobre Ivo.

Nesse quarto livro da série de aventuras do irmão Cadfael, a trama não é diferente das dos anteriores, e no entanto não decepciona: temos a bela mocinha, o jovem que gosta dela, a trama envolvente e os detalhes que fazem a narrativa bastante fiel à época.

Mesmo eu tendo descoberto logo quem era o criminoso, me diverti loucamente com o suspense de saber se ele conseguiria escapar no final, levando junto a mocinha. Acredito que a intenção da autora foi mesmo deixar o foco no suspense em vez do mistério, e o livro não perde nada com isso.

Informações técnicas: St. Peter’s Fair (1981) de Ellis Peters. Série Crônicas do Irmão Cadfael Livro 4

4 ideias sobre “Livro: A Feira de S. Pedro

  1. Oii, amei seu blog… Tem umas postagens bem legais, e vc gosta de fantasia e romance policial!!!(eu adoro)
    Virei sempre aqui, gostei do blog!!:) Já estou te seguindo!

    Esta série deve ser exelente! É uma pena as editoras brasileiras estarem com os olhos fechados para esse mundo de séries maravilhosas que estão espalhadas “lá fora”

    Beijos!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *