Livro: A Death in Brazil

Eu sempre gostei de conversar com estrangeiros porque adoro ouvir a opinião deles sobre o Brasil. E gosto também de falar do meu país, lógico, porque acho tudo tão surreal que dá até gosto.

E daí que moms me passou esse livro fabuloso: a sensação que eu tive quando eu li foi a de estar conversando no boteco com o autor sobre esse país tão louco e maravilhoso.

Peter Robb é um inglês que vem para o Brasil várias vezes durante vinte anos, e fica encucado com o nosso jeito, com a nossa política e com a nossa história. Enquanto ele fala da vida dele por aqui, também conversa sobre o caso Collor – como Lula era uma esperança até então inexistente na política brasileira, como Roberto Marinho manipulou o debate, como Collor era um completo desconhecido e especialmente como PC Farias financiava tudo e mais um pouco por aqui.

E no meio de todas as dúvidas e divagações sobre esse passado recente, – o livro foi escrito em 2003 – o autor também acha tempo para falar de comida, sexo e especialmente da nossa história mais antiga, incluindo os índios, os escravos, a colonização, Canudos, Machado de Assis, o golpe militar e mais um monte de coisas, fazendo o foco em regiões em vez de cronológico, tentando montar um quebra-cabeças interessante e trágico ao mesmo tempo.

Bom, primeiro de tudo que o cara escreve muito bem. Impossível de largar o livro. Segundo que ele gosta mesmo daqui, e dá pra ler isso a cada linha – não sei como eu reagiria a um livro que tivesse menos do que paixão pelo país sobressaindo pelas páginas. Ele não entende nada do que acontece por aqui, e não é pra menos, mas ele faz o possível pra entender.

E eu acho isso muito foda. Claro que ajudou que eu tinha acabado de conhecer um estrangeiro MEGA EMPOLGADO com o Brasil, que, assim com o autor do livro, não entende como muitos brasileiros compram a idéia de que tudo o que é Europa e Estados Unidos é melhor que aqui e desistiram da política porque “nunca vai mudar”.

Descobri coisas muito interessantes sobre a nossa história, mas o mais legal de tudo foi ver a ponte que ele fez entre a história do Brasil e a história do Lula – ele admite que o Lula eleito em 2003 era uma pessoa bem diferente do candidato de 89, e se pergunta se ele daria conta do recado.

O mais interessante de tudo foi ler o livro fazendo uma ponte entre a primeira candidatura do cara e viver os dez anos subsequentes à sua eleição: dá pra pensar bem e profundamente.

Recomendadíssimo.

Título Original: A Death In Brazil: A Book of Omissions (2003)
De Peter Robb (Reino Unido)

Uma ideia sobre “Livro: A Death in Brazil

  1. Seu blog é sensacional, parabéns!
    Adorei sua recomendação. Será o primeiro livro sobre o Brasil que irei ler (tirando esses de História do Brasil). Você recomenda algum outro do mesmo tema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *